Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mochila pesada faz mal à coluna e expõe a risco de prejuízo

A- A+

Carteira, celular, estojo de maquiagem, documentos de trabalho, carregador de bateria, óculos, materiais de higiene. Esses são apenas alguns dos itens que as pessoas costumam guardar dentro das suas bolsas, sem saber dos riscos que uma mochila pesada pode trazer para o corpo e dos prejuízos que pode causar ao bolso.

Por que mochila pesada é prejudicial

As bolsas, pastas e mochilas são companheiras das pessoas desde o início da vida escolar e continuam presentes ao longo dos anos que seguem. Elas são muito práticas, pois reúnem em um único lugar todos os itens essenciais para o dia a dia. O problema é que o peso de todos esses objetos acaba cobrando o seu preço com o passar do tempo.

O Ministério da Saúde indica que o peso ideal de uma mochila deve ser de 10% do peso do corpo da pessoa que está carregando a bolsa. Por exemplo, se você pesa 50 quilos, a sua mala deve pesar, no máximo, 5 quilos. Passando disso, ela já é considerada uma mochila pesada demais. Esse peso comprime a coluna e acaba causando uma hiperextensão.

mochila-pesada

Carregar coisas muito valiosas na mochila é perigoso. Foto: iStock, by Getty Images

Segundo o Centro de Ortopedia do Hospital Oswaldo Cruz, o uso de mochila pesada pode causar escoliose, um entortamento da coluna para um dos lados, deixando um dos ombros mais alto que o outro. Geralmente, esse problema é causado pelo uso errado da bolsa, quando você coloca todo o peso em um ombro só.

É comum também que a pessoa projete a coluna para a frente, já que a mochila pesada puxa os ombros para trás. Nesse caso, acontece uma hiperlordose, ou seja, o bumbum fica empinado e a curvatura que fica próxima à base da coluna é aumentada. A hipercifose, também consequência do peso excessivo, é quando a coluna fica muito curvada para a frente, formando uma corcunda.

Outro risco de usar mochila pesada, segundo o Hospital Oswaldo Cruz, é a compressão da medula. A movimentação feita com o peso sobre os ombros pode causar o deslocamento dos discos que realizam o amortecimento entre uma vértebra e outra. Esse disco acaba comprimindo a medula e pode ser um sério risco para os movimentos dos membros superiores e inferiores.

Mochila pesada: o que você carrega

Mas a mochila não é pesada sem motivos. O peso dela é resultado de uma série de objetos que você coloca dentro dela, sejam eles de valor financeiro ou sentimental. Carregar tantos itens dentro de um mesmo lugar é, além de um perigo para a saúde, um risco para a sua segurança. Quando você perde a sua mochila, você perde também muitas coisas valiosas.

É comum encontrar pessoas que carregam o MP3 player, o smartphone, o tablet e o notebook na mesma mochila. Além disso, vão também todos os documentos, dinheiro, livros e por aí vai. Mas você já parou pra pensar que o risco de você perder tudo é muito maior? Pensar em levar apenas o essencial é uma escolha inteligente para o seu bolso e para o seu corpo.

Além disso, se você precisa levar todos esses itens de uma vez só e não pode fazer concessões, como levar apenas o tablet  e deixar o notebook em casa, é importante contar com algum seguro para os seus ítens. Serviços como o Vivo Seguro Proteção Urbana: Bolsa Protegida podem ajudar você a arcar com as despesas de um grande prejuízo, como é a perda da sua mochila.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
como montar uma loja de produtos orgânicos
comer peixe