Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mobilidade urbana: descubra se vale a pena ter um carro

A- A+

Ter um carro para se locomover pode conferir mais praticidade ao dia a dia, mas também ser motivo de estresse no trânsito. Se você mora em uma cidade de grande porte, é possível que já tenha se irritado ao ver o sinal abrir e fechar sem que pudesse se mover. Quer comprar um veículo, mas não sabe se vale a pena? Anote a mobilidade urbana entre os itens a serem verificados.

Desde a década de 1950, quando se intensificou o processo de urbanização, os investimentos na indústria automobilística foram priorizados e sofreram expansão. Ao mesmo tempo em que esse processo gera autonomia no deslocamento, também influencia nas condições ambientais. Na hora de fazer a escolha, vale pesar todas as questões envolvidas.

Aumento da frota impacta a mobilidade urbana

Na última década, em virtude do aumento da renda média do brasileiro, aliado ao surgimento da nova classe C e às facilidades na oferta de crédito, a frota de veículos do país cresceu de forma considerável. De acordo com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o aumento registrado entre 2000 e 2010 superou os 119%. Ou seja, o número mais do que dobrou em dez anos.

Para sentir as consequências desse aumento, basta dirigir em qualquer grande cidade do país nos horários de pico. Em maio de 2014, São Paulo alcançou a marca de 344 quilômetros de ruas com trânsito lento, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foi o maior engarrafamento registrado na história da cidade.

O trânsito é um ods fatores que podem fazer você repensar a compra de um carro. Foto: Shutterstock

O trânsito é um ods fatores que podem fazer você repensar a compra de um carro. Foto: Shutterstock

Carros e transporte público na mobilidade

Se você é do tipo que não tem paciência para filas ou ficar parado esperando, ter um carro para o dia a dia pode não ser a melhor escolha. Mas tudo depende, é claro, das outras opções disponíveis. O transporte público é uma alternativa mais barata e que oferece menos danos ao meio ambiente, mas é preciso avaliar se ele funciona em sua cidade. Em alguns locais, a dificuldade de acesso e a falta de horários o tornam menos acessível e atraente para a população.

De qualquer forma, é preciso ter calma. Antes de comprar um automóvel, coloque na balança esse e outros fatores. É necessário compreender qual utilidade você dará para o veículo, seja para ir trabalhar, viajar ou passear. Seu perfil interfere diretamente na escolha.

Quem trabalha e estuda na mesma cidade, geralmente consegue se deslocar apenas com ônibus e metrô. Por outro lado, representantes comerciais e prestadores de serviço podem precisar se locomover muito durante o dia, o que deixa inviável a opção pelo transporte público. Para garantir a melhor opção, considere também o quanto você está disposto a pagar pelo conforto. Simule os valores e faça projeções. Ao colocar todos os números no papel, é mais fácil visualizar os prós e contras.

Assistência em emergências

Para quem quer ter um carro, é importante também garantir mais segurança. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre mobilidade? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
como lidar com a avareza
preço de imoveis começa a cair