Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Minicontrato de Ibovespa: descubra o que é e como investir

A- A+

O mercado de ações costuma chamar a atenção de quem começa a investir o seu dinheiro, mas também gera confusão entre termos técnicos e modalidades disponíveis. Embora algumas delas sejam compatíveis com os grandes investidores, é possível ainda iniciar com recursos mais restritos, através de opções como o minicontrato de Ibovespa.

Como investir em um minicontrato de Ibovespa

Como o próprio nome já sugere, ele é uma redução dos contratos cheios que o Ibovespa oferece e equivale a 20% do total. O índice é responsável por medir desempenho médio de um conjunto de ações de empresas, escolhidas entre as mais relevantes para o mercado.

Diariamente, após o encerramento do pregão, é feito o reajuste do preço, que vai determinar perdas e ganhos. Se, na média, o preço dessas ações se reduz ao longo do dia, o índice diminui. Quando o efeito é o contrário, ele termina o dia em alta.

“A compra de um minicontrato seguido da alta do índice, gera um ganho em reais na conta do investidor ao final do dia, para cada contrato comprado. A queda no índice representa ao mesmo tempo uma perda em reais imediatamente sacada da conta do investidor”, exemplifica William Strapazzon, sócio-fundador da Sencon.

Por conta desse risco de prejuízo inicial, as corretoras exigem o pagamento de uma margem de garantia, que costuma ser aceita também a partir de títulos de renda fixa e outras ações. Mas nem só os ajustes diários permitem que você consiga lucro.

Strapazzon lembra que há ainda a possibilidade de negociar a partir da compra e venda de minicontratos. Aqui vale a sua habilidade em reconhecer o momento certo para ganhar dinheiro com as altas e baixas que o índice oferece.

Minicontrato de Ibovespa

O minicontrato de Ibovespa é ideal para os pequenos investidores e gera lucro a partir das variações do índice. Foto: Shutterstock

Vantagens de um minicontrato Ibovespa

Com o minicontrato de Ibovespa, mesmo o pequeno investidor tem acesso a mecanismos que permitem proteção contra as oscilações do mercado ou ainda especular. O hedge, por exemplo, aparece de maneira simplificada e pode ser executado com custos operacionais mais baixos.

Através dele, é possível proteger a sua carteira de investimentos e se adequar ao mercado, a partir de estratégias de compra e venda, normalmente pensadas para pessoa jurídica.

Tarifas em bônus

Para quem costuma investir e movimentar o seu dinheiro no banco, as tarifas bancárias costumam ser um problema. Uma forma de economizar é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você também quer investir em minicontrato de Ibovespa? Comente!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
como lidar com a avareza