Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Microsoft Translator traduz conversas em tempo real no celular

A- A+

A dificuldade de realizar uma conversação em um idioma que você desconhece pode colocá-lo em algumas situações constrangedoras. Para evitar que isso aconteça, a Microsoft lançou um aplicativo que realiza traduções por voz em tempo real. O Microsoft Translator está disponível para Android e iOS e promete mudar a sua forma de se relacionar com as pessoas.

Como funciona o Microsoft Translator

Já imaginou poder se comunicar com clientes de todo o mundo falando em português e deixando que o tradutor automático converta os sons para o idioma do seu interlocutor? Essa situação está cada vez mais próxima a partir do lançamento do aplicativo.

Microsoft Translator

Aplicativo Microsoft Translator tem aplicação ideal com a combinação de smartphone e smartwatch. Foto: iStock, Getty Images

É fato que o domínio de um segundo idioma ainda é uma realidade muito distante no Brasil. Uma pesquisa do British Council aponta que apenas 5% da população brasileira tem domínio do Inglês, a língua conhecida como universal. Dessa parcela, apenas 36% se considera fluente. Portanto, conversar com pessoas que tenham o inglês como língua nativa é um desafio no país.

A dificuldade se repete em outros países e não apenas com a língua inglesa. Alemão, francês, italiano e mandarim são idiomas que costumam apresentar dificuldades para brasileiros. Para a sorte dos não-fluentes, eles estão na lista de línguas traduzidas pelo Microsoft Translator, um aplicativo que pode mudar a realidade das relações entre pessoas de países diferentes.

O tradutor pode ser utilizado através de dispositivos portáteis e é, segundo o blog oficial da Microsoft, uma forma de facilitar as situações em que “você está em um táxi, restaurante ou tentando pedir informações na rua”. O aplicativo é uma evolução dos sistemas de reconhecimento de voz já desenvolvidos pela marca.

O recurso, que está disponível para aparelhos com Android e iOS, foi feito para trabalhar com perfeição se você tiver, à disposição, apenas um telefone com o app instalado. Mas, conforme a empresa, o Microsoft Translator funciona em sua melhor performance quando você une dois gadgets: o smartphone e o smartwatch.

Apostando na evolução dos relógios inteligentes, a Microsoft criou o aplicativo com o objetivo de proporcionar conversas traduzidas mais confortáveis. “Em vez de duas pessoas se curvando sobre o telefone, passando-o de uma para outra, agora você pode encarar seu interlocutor de forma mais natural, enquanto fala com ele em seu próprio idioma”, diz a empresa em seu post de anúncio do app.

O Microsoft Translator está disponível para 7 idiomas diferentes: Mandarim, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol e Português. A empresa garante que está trabalhando para criar uma experiência ainda mais rápida e realista de tradução com o aplicativo.

Você vai se interessar por:

Saiba quais novidades você pode esperar da Microsoft
Entenda como usar softwares do pacote Office
Xbox One é lançado no Brasil com controle Elite

Microsoft Translator: versão Skype

Esse aplicativo é, na verdade, uma versão para telefones do Microsoft Translator que já era utilizado no Skype. No aplicativo de conversação por vídeo, as falas podem ser traduzidas nos mesmo 7 idiomas que estão disponíveis para o app. Basta que você selecione a língua em que vai falar e também a que será utilizada pelo seu interlocutor.

Para mensagens de texto enviadas pelo sistema, a Microsoft também lançou um tradutor. Como a decodificação de mensagens escritas é mais fácil do que a de mensagens faladas, a opção de tradução de textos está disponível em 50 idiomas diferentes. O Skype Translator está disponível para os usuários de Skype para Windows Desktop.

E você, já passou por situações em que um aplicativo como esse faria a diferença? Conte sua experiência nos comentários!

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha