Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Método Triz: saiba como ele pode ajudar a sua empresa

A- A+

A economia mundial cresce por meio de fatores como globalização e tecnologia. A concorrência mercantil é agressiva e o baixo custo e a qualidade nem sempre são os aspectos mais importantes para o consumidor atual. Inovar é preciso! Mas como? É aí que entra o método Triz – Teoria da Solução Inventiva de Problemas.

Entenda o método Triz

Quando você pensa em mudar alguma ideia, você não tem nenhum custo. Partindo dessa premissa é que a metodologia vem ganhando adeptos nas mais variadas áreas.

O esquema prima por utilizar padrões de criação para solucionar algum problema. Em poucas palavras: ele sistematiza a inovação e acaba poupando o custo de investimentos em ideias improdutivas.

Grupo aplica o método Triz

Promover brainstorming e não deixar nenhuma ideia de fora é passo importante. Foto: iStock, Getty Images

Elaborado em 1950 pelo russo Genrich Saulovich Altshuller, o método Triz (Teoriya Resheniya Izobretatelskikh Zadatch, tradução da sigla em russo) teve origem quando ele se dedicou a estudar mais de 200 mil patentes. Sua pesquisa mapeou os processos de criação dos inventores em 40 princípios inventivos fundamentais.

Assim, ele conseguiu identificar comportamentos semelhantes de criatividade. O passo seguinte foi decodificar essas informações em uma teoria para solucionar problemas: eis que surge a Teoria da Solução Inventiva de Problemas.

Os princípios do método Triz

A arte de fazer descobertas é uma das características do método Triz. Outra é o método dos Princípios Inventivos, bem como o aproveitamento destes conceitos durante o momento que as ideias criativas surgem.

Pesquisas da década de 90 apontaram que 80% do custo de um produto é determinado entre o período que contempla o surgimento da ideia e o término do conceito da novidade. Este dado tem sido relevante para as empresas investirem no Triz, o que acaba evitando que verbas e tempo sejam gastos em ações sem retorno.

No livro Engineering of Creativity, o autor Semyon Savansky trata do método e explica os três princípios da teoria de Altshuller. São eles: a definição de contradições técnicas e físicas, a evolução dos sistemas e o sistema ideal e a solução ideal.

Você vai se interessar por:

Como usá-lo na sua empresa

Samsung, General Motors, Motorola, Colgate, Renault e Ford são algumas companhias que usam o método Triz. Na sua empresa, você pode contratar uma consultoria especializada no tema ou implantar algumas atividades oriundas da teoria russa.

Por exemplo, você pode começar promovendo um brainstorming com um grupo bastante heterogêneo de pessoas, tanto em idade quanto em níveis e áreas de conhecimento. Jamais deixe uma ideia de lado, por mais absurda que ela pareça. Acolha todas e promova o surgimento de muitas outras.

O objetivo final é encontrar uma solução criativa para um problema que a empresa tenha identificado. Por sinal, identificar o problema é metade do caminho conquistado para a aplicação da Triz. A chamada causa raiz deve ter relação com as 39 categorias de melhorias catalogadas pelo método.

Segundo as definições de Altshuller, são utilizadas 40 cartas que ajudam a desenvolver o processo. Elas representam princípios criativos e problemas que costumam estar ligados à criação de um novo produto ou serviço.

Com a ajuda das cartas para auxiliar nas definições, a expectativa é de que as ideias tenham uma orientação mais clara e, como consequência, consigam resultados mais efetivos.

A dinâmica pode ser realizada de diferentes formas. Em uma das versões, todas as cartas são mostradas à equipe de uma única vez. Em outra, cada participante recebe algumas delas e ganha um tempo para pensar em soluções.

Debatendo e avaliando as possibilidades das ideias que foram consideradas viáveis dentro dos parâmetros do método Triz, o empreendedor poderá encontrar a solução para o problema.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe o conteúdo e deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria