Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mesada pode ajudar na educação financeira dos filhos

A- A+

A educação financeira é uma prática eficaz para que os filhos aprendam desde cedo a importância de consumir de forma consciente. Mas de nada adianta introduzir conceitos e números se eles não conseguirem compreender qual é o seu significado. Na prática, a mesada pode ser uma aliada para ensiná-los a ter uma relação saudável com o dinheiro.

Mesada ajuda na educação financeira

A mesada é uma forma de incentivar as crianças a controlar o dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

A mesada é uma forma de incentivar as crianças a controlar o dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Quanto antes a criança se familiarizar com a importância da educação financeira, mais fácil será para ela aprender a controlar o seu dinheiro. De acordo com Reinaldo Domingos, educador financeiro, as primeiras noções podem iniciar ainda a partir dos três anos, de forma lúdica. Já a mesada só deve passar a fazer parte da rotina por volta dos sete ou oito anos.

A mesada é uma excelente ferramenta para introduzir as crianças à educação financeira, pois ensina não somente o papel e o valor do dinheiro, mas também a como administrá-lo, usando da melhor maneira para que dure o mês inteiro”, explica Domingos. Ele recomenda ainda que esse processo de ensino seja feito com paciência e a partir de linguagem simples.  Há, inclusive, livros que podem ser adaptados a diferentes faixas etárias.

Como gastar e estipular a mesada

Não existe uma regra definida quanto ao valor ideal de uma mesada. É possível ajustar essa quantia de acordo com a rotina da criança ou adolescente. Para Domingos, o ideal é dar 50% do valor gasto no mês e explicar que a outra metade será investida para a realização de sonhos a curto (até um mês), médio (até seis meses) e longo prazo (até um ano).

Além de dar o dinheiro, é importante estar sempre atento à maneira como ele será investido e ensinar novas lições. Porém, de nada vai adiantar conversar, dar mesada e orientar seu filho sobre como gastá-la, se suas atitudes forem no sentido contrário e ocorrerem de forma descontrolada. Lembre-se que os seus exemplos podem influenciar ainda mais do que as informações que você tenta passar através de conversas.

mesada

Conta corrente sem complicação

Para ajudar seus filhos a controlarem a mesada, uma boa ferramenta é dar a ele uma conta pré-paga, em que só é possível gastar o valor disponível. É o caso do Vivo Zuum, que funciona a partir do celular e também pode auxiliar você a administrar as finanças. Com ele você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre mesada? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria