Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mercado futuro: saiba quando vale a pena investir

A- A+

Para quem não é especialista no ramo de investimentos, a expressão mercado futuro pode dizer pouca coisa, mas trata-se de um modelo de contrato que ajuda a especular e controlar os riscos a que você está exposto.

O que é o mercado futuro

Para entender essa modalidade, é preciso antes conhecer a diferença entre contrato a termo e contrato futuro. Nos dois casos, você se compromete a comprar ou vender uma parcela de um bem, a partir de uma valor definido, para pagar na data estipulada.

No primeiro caso, o total é liquidado até o dia do vencimento. No mercado futuro, de outro modo, os compromissos que você ainda possui são reajustados, de acordo com as expectativas de mercado em relação ao preço que aquele bem vai custar.

Todas as mercadorias são negociadas em pregões e sofrem ajustes todos os dias, o que significa dizer que as perdas e lucros são compensados diariamente e não de forma acumulada. É por isso que, ao negociar no mercado futuro, o objetivo é tentar prever as variações e garantir não apenas proteção, mas também lucro com as mudanças.

Conforme explica o agente autônomo de investimentos Marcos Barbosa e Silva, são negociados ativos como commodities, moeda estrangeira e ações, a partir da Bolsa de Valores, que regula o comércio e realiza a padronização dos contratos e seus preços.

O mercado futuro é regulado pela Bolsa de Valores e as variações sofrem ajustes diariamente. Foto: iStock, Getty Images

O mercado futuro é regulado pela Bolsa de Valores e as variações sofrem ajustes diariamente. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens de apostar no mercado futuro

Em casos de variações adversas do dólar, por exemplo, Silva vê no mercado futuro um instrumento financeiro versátil e atrativo. Outra vantagem é o acesso simplificado ao mecanismo de hedge, que busca proteger o valor dos ativos em situações em que há chances de redução do seu preço em uma data futura.

 

O mercado futuro também pode ser utilizado apenas para especulação, já que o objetivo não é, necessariamente, receber o produto. Desse modo, a variação dos preços aliada a decisões acertadas pode alavancar o valor dos investimentos.

Existe também a possibilidade de negociação ou transferência do contrato para outra pessoa, ainda antes da data de vencimento. Para isso, basta que o contratante assuma o lucro ou prejuízo, de acordo com o preço e as variações do dia. A padronização acentuada e a elevada liquidez também podem ser consideradas como vantagens para quem opta pelo mercado futuro.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança e investir, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para investir no mercado futuro? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil