Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Com economia retraída, seminovos ganham apelo no Brasil

A- A+

Com o fim do IPI reduzido, 2015 não é o ano ideal para quem deseja comprar o um carro novo. De acordo com estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o preço de um zero quilômetro ficou em média 4,5% mais caro. Considerada ainda a alta da inflação, o momento parece ser mesmo dos seminovos.

Com até três anos de uso, eles apresentam valores mais baixos por conta da depreciação sofrida, especialmente alta nos 12 primeiros meses de uso. Não é à toa que, do ponto de vista financeiro, costumam ser a melhor opção para o consumidor, ao aliar preços reduzidos a modelos que ainda são recentes. Ainda assim, exigem cuidados.

Vantagens oferecidas pelos seminovos

Seja pela confiabilidade ou ainda pelo status, ter um carro novo na garagem costuma atrair o consumidor. Mas, de acordo com o gerente de marketing da WebMotors, uma tendência cada vez mais comum é a preferência pelos seminovos recheados de equipamentos e acessórios, em vez de um novo com poucos recursos.

Não é difícil encontrar, por exemplo, opções com baixa quilometragem e que tragam itens de série como direção hidráulica, ar-condicionado, além de travas e vidros elétricos. Mesmo com boa conservação, eles costumam apresentar preços competitivos. Ao pesquisar os detalhes, também é possível achar veículos que ainda estão dentro do prazo de garantia e oferecem mais segurança ao comprador, além de gastos reduzidos com manutenção.

Preços de semi novos podem ser  boa oportunidade de compra. Foto: iStock, by Getty Images

Seminovos podem ser boa oportunidade de compra para quem quer evitar a depreciação. Foto: iStock, by Getty Images

Cuidados com os seminovos

Apesar das vantagens oferecidas, um automóvel usado sempre exige mais atenção no momento da compra. Conforme explica o diretor da Bráulio Veículos e Consultoria, Bráulio Brum Neto, existem muitos carros com histórico de sinistros, restrições judiciais e clone do chassi.

Por isso, a dica é buscar ajuda em empresas especializadas ou mesmo nas concessionárias que vendem seminovos. Para não errar, procure ainda informações sobre o histórico do carro e desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado, elas podem esconder algum problema que não está visível.

Assistência em emergências

Depois de escolher o melhor modelo para as suas necessidades, também é importante garantir segurança. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para comprar carros seminovos? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro