Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mercado aguarda por lançamentos de celular com câmera dupla

A- A+

Uma das tendências mais fortes para o mercado de smartphones de alto padrão para os próximos meses está no celular com câmera dupla. Segundo anúncios feitos no início de 2016, marcas como LG, Samsung e Huawei estão preparando seus aparelhos com essa funcionalidade, prevendo lançamentos no segundo semestre. Rumores de mercado apontam ainda que o iPhone 7 Plus, da Apple, também terá duas lentes na parte traseira.

Um celular com câmera dupla

Smartphone P9, da Huawei, capta imagens coloridas e também em preto e branco. Foto: Divulgação

Por que um celular com câmera dupla?

Mas como funciona e para que serve um celular com câmera dupla? Para entender melhor, consideremos dois exemplos – o LG G5 2016 e o Huawei P9 – que apresentam duas formas distintas de uso para as lentes duplas, o que dá uma ideia de como será o futuro desse recurso.

O smartphone da LG tem duas câmeras com ângulos diferentes: uma é de 16 megapixels com um ângulo comum de 78 graus. Entretanto, a outra lente, que fica imediatamente ao lado, tem uma abertura de 135 graus e resolução de 8 megapixels.

Cada uma delas é usada para finalidades diferentes. A com maior resolução e menor abertura serve para capturar cenas com maior detalhes, como retratos. Já a grande angular de 135 graus permite fotos abertas de paisagens, sem criar a necessidade de ativar recursos específicos da câmera para esse tipo de registro.

Já o P9, da Huawei, tem uma proposta inovadora e diferente. Baseada em lentes da conceituada marca Leica, as câmeras do smartphone têm resolução de 12 megapixels, assim como a abertura de lente de f/2.2. A diferença está na cor, já que uma delas capta imagens coloridas e a outra somente fotos em preto e branco.

Para tirar uma foto, as duas lentes disparam ao mesmo tempo. A partir das duas câmeras diferentes, os softwares do P9 combinam as duas imagens em uma só, o que possibilita ao usuário ter um melhor ajuste de profundidade, assim como melhor sensibilidade e foco em ambientes de baixa iluminação.

A decisão da fabricante chinesa tem explicação. Segundo a empresa, a separação de cores nas lentes permite uma captura de imagens com maiores detalhes e com melhor contraste.

Outro ponto levantado é que as fotos em preto em branco ficam melhores em uma lente que faz isso nativamente. Em outros celulares, ao contrário, esse tipo de registro nada mais é do que uma foto colorida e convertida para tons monocromáticos.

Câmera dupla no próximo iPhone

Outro celular com câmera dupla aguardado é o iPhone 7, da Apple. Segundo rumores de mercado divulgados em abril, a empresa quer usar o poder do recurso para dar capacidades de câmeras profissionais ao novo aparelho, o smartphone premium da marca, que terá uma tela de 5,5 polegadas.

A câmera dupla poderá servir para colocar zoom óptico no novo iPhone. Nesse processo, a primeira lente poderá ter um ângulo de visão convencional e, a segunda, pode ser uma teleobjetiva, focalizando precisamente as imagens mais próximas, com um zoom de qualidade. Resta aguardar para ver.

Você vai se interessar por:

Seu celular está no Vivo Compras

Antes de comprar o seu novo celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras é o canal perfeito para isso, pois apresenta os produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para celulares

E você, gostaria de ter um celular com câmera dupla? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple