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por Vivo Seu Dinheiro

Mensagem para celular vinda do banco: confiar ou não, eis a questão

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Ela irrita muita gente que não gosta de ser incomodada em sua privacidade, principalmente com promoções e divulgações de produtos, mas a mensagem para celular é uma forma a mais de comunicação entre as instituições bancárias e seus clientes.

O consumidor, no entanto, precisa ter cuidado com elas. Uma mensagem para celular pode ser objeto de fraudes e golpes para roubar informações confidenciais por meio de venda de produtos inexistentes e contatos falsos. Afinal, quando é possível confiar nela?

Mensagem para celular vida de banco pode ser fraude.

SMS facilita comunicação com o banco, mas pode ser usado por golpistas. Foto: iStock, Getty Images

Alertas via mensagem para celular

A principal função de uma mensagem para celular é oferecer aos clientes dos bancos alertas sobre movimentações financeiras na conta corrente ou cartão de crédito e vencimento de pagamentos e avisos sobre saldos e faturas. Bancos como Bradesco, Itaú, Caixa e Banco do Brasil oferecem a facilidade.

Informações sobre utilização do cartão de débito, transferências enviadas e recebidas, cheques devolvidos ou depositados e vencimentos de empréstimos também podem ser comunicadas aos clientes via mensagem para celular. Esses serviços podem ser contratados por meio dos aplicativos dos bancos ou mesmo pelas suas centrais de atendimento.

Em algumas instituições, o escopo do serviço pode ser definido pelo próprio cliente, que especifica os dias da semana e horários que deseja receber as notificações. Ele pode determinar ainda a partir de quais valores as movimentações devem ser notificadas.

Outro benefício que algumas instituições bancárias oferecem via mensagem para celular é uma assessoria financeira, que monitora o comportamento do cliente no uso do cheque especial e do cartão de crédito. Por meio do serviço, o cliente recebe alertas e orientações sempre que atingir níveis elevados de utilização de ambas as modalidades de crédito.

Cuidados com falsa mensagem para celular

Ao mesmo tempo em que uma mensagem para celular é um facilitador na comunicação entre o banco e o cliente, ela pode ser uma ferramenta para golpistas e cibercriminosos. Como prevenção, o consumidor precisa estar atento à adoção de normas de seguranças.

De acordo com a empresa de segurança virtual ESET, uma maneira de os golpistas enganarem os clientes dos bancos é enviando mensagens para celular pedindo detalhes para confirmação de dados.

A empresa lembra que os bancos enviam mensagens de texto por celular para confirmar ou informar sobre transações realizadas, mas nunca para solicitar senhas e dados pessoais. A recomendação é desconfiar de qualquer SMS que deva ser respondido com seus dados.

A ESET também alerta sobre mensagens enviadas estipulando prazos para a realização de ações ou com links encurtados ou para a atualização de aplicativos.

O envio de mensagem para celular só é permitido a partir de autorização do cliente. Essa é uma das formas de identificar possíveis SMS falsos, caso o consumidor não tenha contratado o serviço.

Outra maneira de garantir que a mensagem foi mesmo enviada pelo banco é solicitar à instituição o número do remetente padrão. No caso do Banco do Brasil, por exemplo, o número do remetente é o de sua Central de Atendimento (4004.0001). Em caso de dúvidas, os clientes devem entrar em contato com seu banco.

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