Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Memorial descritivo de obra evita enganos na compra de imóvel

A- A+

Você sabe o que é memorial descritivo de obra? Mesmo que a resposta seja não, informe-se. Esse documento pode ser a sua garantia contra equívocos comuns na hora de comprar imóveis na planta.

O que é memorial descritivo de obra

O memorial descritivo de obra é um item obrigatório para os imóveis que serão (ou já estão sendo) construídos. Trata-se de um documento com a descrição detalhada de todos os itens que constarão no imóvel, como metragem, divisão dos cômodos, tipo de piso ou revestimento, padrão de pintura, louças sanitárias, torneiras, tomadas e todos os adornos.

Homem segue memorial descritivo de obra

Documento fornece detalhes sobre os itens que serão instalados no futuro imóvel. Foto: iStock, Getty Images

Mas por que, afinal, esse documento é tão importante? A resposta é simples: para evitar enganos. É comum que as incorporadoras construam um apartamento decorado para facilitar a escolha do cliente, pois é complicado visualizar um imóvel apenas com a planta baixa.

O decorado, naturalmente, é projetado com detalhes minuciosos para que o cliente sinta-se bem. Por isso, é natural que ostente acabamentos de primeira linha. É neste momento que costuma ocorrer a confusão, imaginando que o seu imóvel virá com os mesmos acabamentos.

Infelizmente, nem sempre as construtoras ou agentes imobiliários fazem questão de esclarecer que será diferente. Nesse caso, a surpresa desagradável só vem no dia da entrega das chaves, quando o morador entre na casa nova e vê tudo diferente do que imaginou.

Leia atentamente o memorial

A regra geral é ler atentamente o memorial descritivo de obra antes de fechar o negócio. De preferência, não assine nada no primeiro dia, por impulso. Leve esse documento para a casa e verifique cada item. Quando não souber o que significa, pesquise. Mas não assine, em hipótese alguma, um contrato com dúvidas.

Lembre-se que comprar um imóvel requer o máximo possível de segurança. Quando está na planta, mais ainda. Afinal, mesmo começando a pagar, o comprador não tem garantia de que o prédio será erguido.

É preciso levar em consideração que o financiamento será longo. Mesmo que você mude de ideia no meio do caminho e decida vender, ainda assim, irá pagar um custo alto com a documentação. Por isso, quanto mais estudar a compra, melhor.

Como acertar na escolha

Metragem

Mesmo que você visite o decorado e considere o espaço, não se engane. Os móveis são todos feitos sob medida para se adaptarem harmoniosamente à área construída. Entretanto, muitas vezes, eles não comportam todos os pertences que você e sua família precisam para o dia a dia.

Por falar nisso, se o apartamento for pequeno demais, lembre-se de colocar na sua planilha uma reserva financeira para o projeto do mobiliário. Nem sempre os móveis padrão atendem essa tendência de cômodos menores.

Infraestrutura

Visite o local da obra, mesmo que ela ainda não tenha começado. É importante ter uma ideia concreta do terreno e do entorno. Observe se há acesso facilitado aos meios de transporte, supermercados, farmácias, lotéricas e outros itens importantes.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Entendeu a importância do memorial descritivo de obra? Compartilhe as dicas!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Passo a passo para pintar parede interna
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial