Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Melhore o seu controle das despesas em 5 passos

A- A+

Todo mês é a mesma coisa: você aperta daqui, estica dali e o dinheiro vai embora rapidinho. Pode estar na hora de aprimorar o seu controle das despesas. Não é tão difícil quanto parece, mas é preciso determinação.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada em janeiro deste ano, apontou que 69% dos brasileiros têm dificuldades em fazer o controle das despesas por diversos motivos. Os principais: a preguiça, a falta de tempo ou mesmo por não saber como começar.

O controle das despesas ajuda na economia do lar.

Anotar os gastos e fazer planilhas com as despesas ajuda no orçamento familiar. Foto: iStock, Getty Images

Como iniciar um controle das despesas

Se você se identifica com a maioria dos brasileiros, a solução é ter acesso às dicas para cuidar do seu orçamento. O educador financeiro Everton Lopes aponta que o controle das despesas é um trabalho simples, mas requer dedicação. “Não ter as contas sob controle provocará mais dor de cabeça do que o contrário”, alerta.

Veja em cinco passos indicados por Lopes como o melhor gerenciamento das finanças está ao seu alcance e comece a praticá-lo hoje mesmo.

1. Recorra a aplicativos

Com a grande adesão aos smartphones, o que não falta no mercado são aplicativos para controle de finanças. Dê uma pesquisada e veja com qual deles você se adapta melhor. Essa é uma forma prática de anotar as despesas a qualquer hora do dia. Alguns apps já fazem o somatório de gastos e até mesmo gráficos.

2. Use planilhas

São muitas as planilhas no formato Excell disponíveis na internet para o controle das despesas. Intuitivas e de fácil manuseio, elas permitem desde a realização de um diagnóstico financeiro, até o estabelecimento de prioridades e organização de gastos e receitas.

3. Não descarte o bom e velho papel

Uma agenda, um caderno ou até mesmo folhas de rascunho. A forma não importa, mas é preciso registrar a entrada e saída do dinheiro. “O importante é fazer o controle das despesas. Se não soubermos para onde está indo o nosso dinheiro, ele certamente irá para o ralo”, adverte Lopes.

4. Gaste menos que ganha

Depois que você definir qual a melhor forma para o registro da entrada e saída de dinheiro, o segundo passo para o controle das despesas é gastar menos que ganha. A diferença, conforme Lopes, deve ser bem investida. Nesse caso, é interessante expandir seu conhecimento sobre os produtos financeiros que rendem mais.

5. Mude seus hábitos de consumo

“Compre o que precisa, quando precisa, e não só porque está na promoção”, recomenda o especialista. Os pequenos gastos podem representar grandes somas no final do mês. Aquela blusa da liquidação que você nunca irá usar pode esperar mais um tempo para sair da vitrine.

Você vai se interessar por:

Preciso de ajuda financeira: o que fazer quando os gastos fogem do controle

Saiba usar a planilha como ferramenta de controle de gastos pessoais

Controle de gastos: saiba como organizar suas finanças

Use o cartão a seu favor

Quando usado com sabedoria, o cartão de crédito é um instrumento que auxilia no controle das contas. Com os Cartões de Crédito Vivo, além de fazer suas compras você ainda tem benefícios como bônus na recarga, parcelamento em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe um comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito