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por Vivo Seu Dinheiro

Meios digitais são alternativa ao banco fora do horário de funcionamento

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Mesmo com a tecnologia, ainda é grande o número de pessoas que vai até uma agência bancária para realizar transações. Mas se você precisar do banco fora do horário de funcionamento, o que fazer? Recorrer aos meios digitais e eletrônicos é a saída indicada.

Via de regra, o horário de funcionamento dos bancos é das 11 às 16 horas. Mas ele pode variar conforme a instituição. A única exigência do Banco Central é que o horário mínimo de expediente ao público seja de cinco horas ininterruptas, com atendimento obrigatório das 12 às 15 horas, conforme horário de Brasília.

Além disso, é possível encontrar o banco fora do horário de funcionamento também em datas diferenciadas, como a Quarta-Feira de Cinzas, a véspera de Natal e outras datas festivas que possam acarretar expediente reduzido.

Existem alternativas ao banco fora do horário de funcionamento.

Banco fechado? Você pode resolver quase tudo sem precisar sair de casa. Foto: iStock, Getty Images

Opções ao banco fora do horário de funcionamento

Como a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, o banco fora do horário de funcionamento não é mais um problema sem solução. Com o auxílio dela, hoje em dia, não é mais preciso ir a uma agência, salvo casos específicos, como um saque em valor mais alto, que deve ser feito no caixa.

Boletos vencidos também não são mais motivo para entrar em fila de banco. Praticamente todos os credores oferecem a opção de fazer uma segunda via pelo site. Basta imprimir ou anotar o número do código de barras e pagar no caixa eletrônico ou pela internet.

Em várias outras situações, há pelo menos quatro opções que podem resolver a sua demanda. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

Caixa eletrônico

O terminal eletrônico permite que você faça uma série de operações de forma rápida e segura, mesmo com o banco fora do horário de atendimento. É possível fazer saques, conferir saldos e extratos, fazer pagamentos de contas de consumo a vencer, pagamentos de impostos e taxas, transferências e depósitos.

Geralmente, os caixas eletrônicos permanecem em funcionamento mesmo após o fechamento das agências, porém não há uma padronização de horário. Depende muito de onde está instalado o terminal.

Há opções nas próprias agências, em shoppings, universidades e até mesmo em lojas de conveniência – sendo que algumas funcionam 24 horas.

Telefone do banco

Quase todos os bancos têm um número telefônico de atendimento, com um extenso horário de funcionamento, a partir do qual se pode realizar uma série de transações, até mesmo o pagamento de boletos. Mas o menu de serviços também pode variar conforme a instituição financeira.

Internet banking

A internet abre um mundo de possibilidades. Você pode fazer praticamente tudo (exceto saques), mesmo com o banco fora do horário de funcionamento. Transferências, pagamentos, saldos e extratos podem ser verificados, com a vantagem que esse serviço é grátis quando feito de forma virtual.

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Aplicativos para smartphones

Funcionam da mesma forma que o internet banking, com a vantagem que, no smartphone, o serviço costuma ser mais completo. Pela própria tecnologia do gadget (como a câmera integrada), é possível pagar até mesmo conta com código de barras. Nesse caso, a câmera funciona como um leitor.

Antes de instalar os aplicativos, é sempre bom consultar o banco e verificar as condições necessárias como cadastramento de senhas e dispositivos de segurança.

 

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