Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Meios de pagamento disponíveis facilitam negócios e agregam em segurança

A- A+

Até pouco tempo, empresas de pequeno porte e profissionais liberais enfrentavam dificuldades para concretizar suas vendas ou receber com segurança por não possuírem as famosas maquininhas de cartão. Hoje, com a flexibilização dos meios de pagamento, não há mais motivo para que isso volte a ocorrer.

Depois do lançamento das pequenas máquinas que utilizam a internet do celular, o preço desses novos meios de pagamento caiu, facilitando o acesso a empreendedores.

Homem usando um dos meios de pagamentos.

Com a tecnologia, pagamentos móveis estão ao alcance de pequenas empresas. Foto: iStock, Getty Images

Meios de pagamento eletrônicos em alta

Se você pensa em aproveitar esse momento para trazer mais facilidade aos seus clientes ao fechar negócios, estará acompanhando uma tendência: a de uso dos meios de pagamento eletrônicos.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 20,4 milhões de pessoas possuem algum tipo de cartão. Outro levantamento, este realizado pela ONG Meu Bolso Feliz, vinculada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), identificou que 80% dos brasileiros preferem usar o cartão de crédito na hora de parcelar uma compra.

Novas facilidades dos meios de pagamento

Com o avanço da tecnologia, há meios de pagamento para todos os gostos. Com tantas opções para transferir o dinheiro do cliente para a sua conta, é importante conhecer o que elas oferecem para escolher a sua.

Aplicativos

Via de regra, são aplicativos que você instala no smartphone e que oferecem mais de uma forma de gerenciamento. Ou você faz a operação toda no próprio celular, digitando os dados ali mesmo, ou acopla a máquina e realiza a operação por meio dela.

Compatibilidade

A maior parte das empresas especializadas em pagamentos móveis disponibiliza aplicativos compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android. Ainda são poucas as opções que agregam a plataforma Windows Phone.

Além de checar essa informação, é importante conferir se o seu smartphone é compatível com o aplicativo. Para que você possa se certificar, as empresas de pagamentos móveis geralmente apresentam, em seus sites, uma lista dos aparelhos capazes de concluir suas operações.

Cartões

Outro ponto determinante antes de escolher a tecnologia que irá utilizar para receber pagamentos é avaliar quais cartões as máquinas ou aplicativos aceitam. Muitos trabalham somente com as bandeiras Visa e Master. Alguns, porém, abrem um pouco o leque, oferecendo mais opções. É interessante verificar quais são os cartões mais utilizados na sua região e pelo seu público-alvo.

Compra ou locação

Há duas formas de trabalhar com o leitor de cartão: você pode comprar ou locar o aparelho. Os preços variam muito de uma empresa para outra. No entanto, as parcerias com empresas onde você já é cliente costumam oferecer bons descontos.

Taxas

Além das taxas mensais (no caso da locação), é preciso também avaliar as taxas que você irá pagar por operação. Geralmente, há uma diferença de valores entre crédito e débito. Além disso, no caso do parcelamento, geralmente há uma taxa extra por parcela. Nesse caso, porém, o acréscimo pode ser negociado com o cliente.

Recebimento

É importante avaliar em quanto tempo o dinheiro proveniente do pagamento entrará na sua conta. Dependendo da empresa, pode ser em 24 horas, 48 horas ou mais. Vale a pena buscar essa informação.

Você vai se interessar por:

E você? Já utiliza os meios de pagamento eletrônicos? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria