Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compra online: veja dicas para comprar bem

A- A+

Para quem nunca comprou nada pela internet, a compra online pode parecer difícil. Muitas vezes, pode ser mais fácil, mais barato e muito mais rápido que ir a uma loja física. Por conta das facilidades, essa modalidade cresce muito no Brasil.

Aumento da confiança na compra online

Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão de faturamento do e-commerce nacional em 2015 é de R$ 49,8 bilhões, o que representa um crescimento de 26% em relação a 2014.

Dados da consultoria E-bit apontam que, das 51,5 milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra online em 2014, 10,2 milhões fizeram isso pela primeira vez. A média de valor de compras foi de R$ 347, o que representa acréscimo de 6% em relação a 2013.

 

compra-online

Segurança do site deve ser verificada antes de efetuar compra. Foto: iStock, by Getty Images

 

Para desvendar a compra online

Se a tecnologia não é seu ponto forte, não se preocupe. Toda vez que você fizer uma compra online, o site vai lhe fornecer o passo a passo, indicando o que você deve fazer em cada etapa do processo. No entanto, alguns cuidados para proteger seus dados e garantir que você vá receber pelo que pagou são necessários. Veja algumas dicas:

1 – Segurança do site

Antes de finalizar a compra online, verifique se o desenho de um cadeado  está no canto direito superior da tela. Este sinal significa que o site é protegido e os seus dados não são abertos, evitando fraudes. Verifique também se há endereço físico, telefone e CNPJ da empresa no site.

Além disso, é importante consultar amigos, sites de reclamações, Procon e até mesmo a Junta Comercial para verificar se há reclamações contra a loja virtual onde você vai realizar a compra.

2 – Forma de pagamento

Se o seu medo é fornecer os dados do cartão de crédito, investigue a empresa antes. De qualquer forma, não é necessário fornecer a senha. Se puder pagar à vista, o boleto bancário é uma boa opção, já que você ainda pode garantir um desconto maior.

3 – Prazo de entrega

O prazo de entrega do produto tem que ficar claro durante o procedimento de compra. Após a finalização, você receberá um comprovante com número do pedido e prazo de entrega. Guarde. Nas lojas que indicam sistema de pagamento seguro, o valor pago só é liberado para a loja após a entrega da mercadoria e se não houver nenhum problema. E não assine a entrega sem conferir o produto.

4 – Recursos da loja

Prefira fazer sua compra online na loja que oferecer maior quantidade de recursos como chat online, fotos detalhadas, vídeos, espaço para opinião dos consumidores, interação com redes sociais, entre outras facilidades.

5 – Conheça o produto antes

Antes de comprar, é importante conhecer todas as características do produto, como tipo de tomada ou voltagem, pilha ou bateria, dimensões físicas e acessórios que acompanham, por exemplo.

6 – Arrependimento

A lei garante que o consumidor pode se arrepender da compra em um prazo de até sete dias corridos após o recebimento do produto ou assinatura do contrato. Isso, claro, desde que a solicitação seja formalizada. A embalagem do produto não deve ser aberta.

7 – Proteção ao Consumidor

Mesmo tomando todos os cuidados, sempre é possível ocorrer um problema, da mesma forma que as compras em lojas físicas. Se isso ocorrer, os órgãos competentes – como o Procon, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – podem ser acionados.

Compare preços

Para economizar, é muito importante que a comparação de preços seja feita, ainda mais se for nos maiores sites de comércio eletrônico! Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônicos, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para compra online

Gostou das dicas para compra online? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico