Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Meditação pode reduzir danos causados à saúde pelo endividamento

A- A+

Dívidas estão por trás de uma série de problemas emocionais, psicológicos e até físicos enfrentados por muitas pessoas mundo afora. Segundo recente pesquisa americana realizada pela Associated Press-AOL Health, 51% dos endividados consultados apresentavam tensão muscular, enquanto 44% deles sofriam enxaquecas ou dores de cabeça. Além disso, 29% relataram ansiedade severa, 27%, úlceras ou problemas no trato digestivo e 23% apontaram de depressão severa. Para completar, 6% reportaram pelo menos um ataque cardíaco.

As dívidas afetam a saúde de várias maneiras, segundo o mesmo estudo. Quem está com o saldo negativo no banco e com contas vencidas tende a ser mais estressado do que quem está no azul. Além dos problemas já mencionados, os endividados estão mais predispostos a se deparar com dificuldades de concentração, aumento ou perda de apetite, irritação, alterações cardíacas, problemas para dormir e atritos familiares. No dia a dia, há mais risco de surgir e acentuar-se rapidamente um quadro de baixa autoestima. Em casos extremos, a pessoa pode até chegar uma grave depressão.

Meditacao

Ficar calmo ajuda a manter o corpo e a mente sãos. Foto: iStock, by Getty Images

O quadro pode tornar-se aterrador. Segundo um estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, os débitos podem estar ligados ao uso nocivo de álcool e de drogas. E não são raras vezes a situação pode resultar em psicose e suicídio.

Diante desse quadro, a meditação pode ser uma boa saída para quem está endividado.

Meditação ajuda a manter o corpo e a mente em paz

Definitivamente, viver sob a pressão de dívidas não é fácil. Prova disso é que os pobres e endividados contam até com uma protetora espiritual, Santa Edwiges, cuja data comemora-se em 16 de outubro. Está mais do que claro que, para superar as dificuldades é preciso fé – em alguma crença ou em si mesmo – e determinação.

Mas, enquanto a solução financeira não vem, ficar calmo ajuda a manter o corpo e a mente sãos. Conforme uma análise feita pela Universidade Johns Hopkins com base em resultados de 50 testes clínicos, em Baltimore, nos Estados Unidos, praticar meditação por meia hora todos os dias ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão.

No estudo, cientistas avaliaram os níveis de presença dos sintomas entre os pacientes que sofrem de uma variedade de problemas de saúde, como a insônia ou dores musculares crônicas. “Na nossa pesquisa, a meditação parece aliviar os sintomas da ansiedade e de depressão tanto quanto os antidepressivos em outros estudos”, disse o doutor e professor adjunto de Medicina Interna na universidade Madhav Goyal, principal autor do trabalho, publicado no Journal of the American Medical Association.

Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Saúde Mental e Dependência, em parceria com o Departamento de Psiquiatria do St Joseph’s Healthcare e as universidades de Toronto e Calgary, no Canadá, afirma que praticar algum tipo de meditação é tão eficaz na tentativa de evitar a recaída dos portadores de depressão quanto o uso de remédios antidepressivos. No estudo, os cientistas observaram pacientes tratados inicialmente com medicamento até o desaparecimento dos sintomas. Posteriormente, eles foram separados em três grupos: um tomando a medicação tradicional, o segundo tomando placebos e o terceiro com a Psicoterapia Cognitiva Baseada na Atenção Plena.

Os resultados mostraram que os que praticaram meditação tinham índices de recaída iguais ou menores do que os que ingeriam remédios. Portanto, se você está endividado, a primeira providência para manter a saúde no lugar é meditar.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para meditação? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns