Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Matrícula escolar deve fazer parte do orçamento da família

A- A+

A educação dos filhos deve ser uma das prioridades nas finanças de qualquer família. Só que essa nem sempre é a realidade: o valor da matrícula escolar fica para depois, e a poupança para a faculdade se torna sonho distante. Nessas horas, o planejamento financeiro pode fazer a diferença.

Inclua a matrícula escolar no planejamento financeiro

A matrícula escolar costuma pesar no bolso, mas é apenas um dos itens relacionados à educação dos filhos. Não é à toa que, sem uma organização eficiente das finanças, muitos acabam inadimplentes nas instituições de ensino e sem saber como quitar as dívidas.

“O grande segredo para conseguir dar conta de todas as despesas e ainda realizar sonhos está na maneira como você faz o seu orçamento financeiro. Aprendemos a vida inteira uma conta em que ganhos menos gastos resultam em lucro ou prejuízo e, se sobrar algum dinheiro, é possível guardar. Proponho, então, que a conta seja feita de outro modo. Ganhos menos sonhos e menos gastos. Parece loucura, mas dá certo”, ensina Reinaldo Domingos, educador financeiro.

Para que a educação dos filhos seja aquela que você deseja, planejamento financeiro é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Para que a educação dos filhos seja aquela que você deseja, planejamento financeiro é fundamental. Foto: iStock, Getty Images

Nesse exercício, a partir do momento que você receber, o primeiro passo é retirar o valor mensal necessário para realizar seus sonhos. O desafio é adequar o seu padrão de vida com o dinheiro que sobrar. Ao fazer isso, fica mais fácil visualizar os gastos e, inclusive, cortar ou diminuir as despesas que são desnecessárias.

Em geral, o que acontece é que no fim do ano, quando começam a ocorrer as cobranças de matrículas, os pais ainda não receberam seu 13º salário e ainda há as dívidas com as festas de fim de ano e férias. Em pouco tempo, IPTU e IPVA também se somam às contas que precisam ser pagas. Sem planejamento com antecedência, quitar todas os débitos é tarefa das mais difíceis.

Compre com descontos

Quer mais economia na hora de comprar produtos que vão ajudar na educação dos seus filhos? Conheça o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil, inclusive para a compra de livros. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas sobre matrícula escolar? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças