Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Manutenção preventiva pode adiar a necessidade de troca do carro

A- A+

Se o seu carro já não tem mais aquele desempenho de zero quilômetro, mas você está inseguro para trocar por um mais novo na atual situação econômica, não se preocupe. Você não é o único. Contudo, uma manutenção preventiva pode ajudar a manter o veículo com bom desempenho até que chegue o momento de vendê-lo.

Em 2015, o brasileiro realmente colocou o pé no freio na hora de trocar de carro. Conforme dados da Anfavea, a associação de fabricantes do setor, a produção de veículos caiu 18,5% no primeiro semestre, em comparação a igual período do ano passado. As vendas acompanham o ritmo de queda – foram 20,7% a menos de janeiro a junho.

Manutenção preventiva do carro

Revisão dos principais componentes ajuda a ampliar a segurança no veiculo. Fotos: Shutterstock

Manutenção preventiva: seu bolso agradece

A manutenção preventiva significa o ato sistemático de controlar e monitorar uma máquina. O objetivo é reduzir – ou até mesmo impedir – falhas no desempenho do equipamento, para que opere sempre em condições semelhantes às que tinha quando saiu da fábrica.

Num momento de incerteza econômica, em que muitos impostos estão subindo, elevando os preços também, a manutenção preventiva do veículo se torna uma alternativa mais barata, pois há muitas opções de valores. Além disso, seu carro vai rodar com maior segurança.

Para poupar, é preciso pesquisar. Uma revisão básica, que compreende troca de óleo e filtro e avaliação de alguns itens, como motor e ar condicionado, pode custar até 25% mais se realizada em uma concessionária e não em uma mecânica tradicional. Mas é preciso encontrar um estabelecimento de confiança.

O que a manutenção preventiva verifica

Conheça os itens que devem ser revisados ou substituídos na manutenção preventiva:

Óleo

Manutenção preventiva do carro

O lubrificante deve ser trocado no prazo estipulado pela montadora, o que evita sérios danos ao motor. Geralmente, a troca é realizada a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, a depender do produto utilizado.

Filtro de ar

Manutenção preventiva do carro

O fluxo de ar auxilia o bom desempenho do motor. Por isso, a sua troca é fundamental. Via de regra, deve ser realizada uma vez por ano. Se o carro roda muito, a frequência de substituição deve ser maior.

Filtro de combustível

Manutenção preventiva do carro

Deve ser trocado a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros, pois evita que passe sujeira do tanque para o motor.

Freios

Manutenção preventiva do carro

A cada 10 mil quilômetros, é importante revisar os discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças que compõem o sistema.

Velas

Manutenção preventiva do carro

Elas garantem o bom funcionamento do motor e devem ser trocadas mesmo sem apresentar defeito. O prazo, porém, pode variar de 15 mil a 100 mil quilômetros rodados, conforme a marca.

Arrefecimento

Manutenção preventiva do carro

É necessária uma limpeza no sistema a cada 30 mil quilômetros, incluindo o radiador e o reservatório de expansão.

Alinhamento e balanceamento

Manutenção preventiva do carro

Esse procedimento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros, para evitar desgaste excessivo dos pneus.

Você vai se interessar por:

Manutenção preventiva do veículo aumenta segurança e diminui custos

Manutenção é alternativa para não precisar consertar carro

Manutenção de veículos: conheça os 10 modelos de maior custo

Busque descontos

O universo de ofertas online costuma oferecer preços melhores. Para conseguir reduzir ainda mais o valor de suas compras, sites especializados em cupons de descontos podem ajudar. O Vivo Descontos disponibiliza as melhores ofertas do e-commerce semanalmente.

Mediante um cadastro, seus clientes recebem ofertas exclusivas de suas lojas e marcas favoritas. Basta um investimento de R$ 2,99 semanais, com os primeiros sete dias grátis. Quando quiser adquirir um item, basta inserir o código do desconto.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica sobre manutenção preventiva? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular