Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Manutenção preventiva do veículo aumenta segurança e diminui custos

A- A+

Quem já passou por uma situação em que precisou fazer uma pausa na viagem e seguir até a oficina mais próxima sabe o quanto um problema no carro pode gerar dores de cabeça. Na maioria das vezes, um problema que poderia ter sido facilmente evitado com um único cuidado: a manutenção preventiva.

De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária, a Cesvi, o motorista brasileiro não possui o hábito de fazer a manutenção dos seus veículos. Essa ausência de conscientização, além de diminuir a segurança nas ruas e aumentar o número de acidentes, muitas vezes resulta em gastos posteriores.

manutencao

Prevenção evita problemas maiores nos automóveis. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a Cesvi, é muito mais barato fazer a manutenção preventiva do que a corretiva. “São eliminados gastos desnecessários com problemas e defeitos no carro que poderiam ter sido evitados. Revisões e checagens periódicas evitam a substituição de outras peças que podem se desgastar prematuramente”, afirma o órgão.

Além dos benefícios financeiros e a diminuição do número de acidentes, a manutenção preventiva proporciona melhor qualidade de vida, uma vez que diminui o número de poluentes com a troca de filtro de ar, por exemplo.  São mais vantagens não apenas para você, mas também para o meio ambiente e as pessoas ao seu redor.

Momento certo para a manutenção

Para saber quando realizar a manutenção, é necessário seguir alguns procedimentos com determinados itens de seu veículo. Para pneus e rodas, é recomendado realizar o alinhamento, o balanceamento e o rodízio nos prazos previsto pelo fabricante. A calibragem deve ser feita de 15 em 15 dias ou antes de viagens longas.

Níveis de água do radiador e da bateria devem ser verificados sempre com o motor frio. É importante também conferir se as luzes do carro (faróis, luz de direção, lanternas, luz de freio e pisca alerta) não estão queimados. De acordo com o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, Geraldo Magela, esses são alguns do itens que mais merecem atenção por parte dos motoristas na hora de fazer a manutenção.

Magela cita também o costume do condutor brasileiro de andar muito tempo com o veículo utilizando o combustível no limite da reserva, o que prejudica a bomba de abastecimento e coloca o motorista em perigo. “O combustível pode acabar quando o condutor estiver trafegando por um local isolado ou escuro o que coloca em risco sua segurança”, explica.

Desconto na manutenção do seu veículo

Não quer arriscar a sua segurança ao trafegar? Clientes Vivo conseguem cupons de desconto e fazem a manutenção de seu veículo através das vantagens do Vivo Desconto. Com o serviço, você tem acesso a cupons ilimitados que possibilitam descontos ou a troca pelo valor total do produto.

A primeira semana do Vivo Desconto é gratuita. Após este período,  ele passa a custar apenas R$ 2,99 por semana e ser renovado automaticamente.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular