Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Manutenção de piscinas deve ser feita o ano inteiro

A- A+

Não é porque chegou o inverno que a manutenção de piscinas pode ficar de lado. Para aproveitar todo o conforto de ter uma dessas em casa quando as temperaturas estão mais altas, é fundamental mantê-la limpa o ano inteiro.

Mas conservar a qualidade da água requer alguns cuidados periódicos. Além de retirar folhas e materiais da superfície e no fundo das piscinas, realizar os processos químicos e remover a sujeira das bordas é essencial.

Fazendo a manutenção de piscinas

Remoção de folhas da superfície é só um dos cuidados de rotina com a sua piscina. Foto: iStock, Getty Images

Fibra, vinil ou alvenaria?

Antes de partir para as dicas de manutenção, vale a pena conferir qual é o tipo de piscina que possui mais vantagens sobre os demais. Um pesquisa realizada recentemente pela Fundação Espaço ECO® comparou o desempenho econômico e ambiental das piscinas de fibra, de vinil e de alvenaria.

O levantamento analisou também o tratamento de água com cloro, ozônio e ultravioleta (UV). A análise considerou as etapas de extração da matéria-prima na natureza, produção, instalação, manutenção e destinação final. Para fins de avaliação, utilizou-se uma piscina de 33m³ e os materiais utilizados para tratá-la durante 30 anos.

O estudo constatou que as piscinas de alvenaria e de vinil são igualmente ecoeficientes. A alternativa de fibra apresentou o pior desempenho por ser a que tem a menor vida útil, o maior custo de aquisição e por consumir mais energia, quando comparado com as outras.

Em relação aos produtos para o tratamento da água, verificou-se que a utilização de cloro apresenta a menor ecoeficiência, comparado com o ozônio e ultravioleta (UV), devido ao alto consumo de energia no ciclo de vida de sua produção e do seu custo de aquisição

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (ANAPP), a quantidade de residências com piscinas no Brasil cresce 6% ao ano. Dado o aumento do consumo, é necessário cuidar o tipo de material que o consumidor está adquirindo, defende Emiliano Graziano, gerente de Gestão para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Como fazer a manutenção de piscinas

Sabendo quais são os melhores modelos e produtos de limpeza para sua piscina, pode-se iniciar as dicas de manutenção. Elam se divide, basicamente, em duas fases: tratamento físico e químico. Confira:

Tratamento físico

Esta etapa consiste na limpeza da piscina. Primeiramente, deve ser feita a remoção de folhas e demais sujeiras que estão na água e também no exterior. Em seguida, é preciso limpar o interior da piscina, escovando o fundo, as laterais e as bordas.

Para manter as piscinas higienizadas e atrativas para o banho, Theotônio Uyeda, Gerente Comercial da HidroAll, orienta: “O processo de limpeza das bordas deve ser realizado duas vezes por semana, evitando que esses resíduos fiquem acumulados”, diz.

Tratamento químico

Depois da limpeza física, é necessário realizar o tratamento químico da água, que deve ser feito tanto em piscinas de fibra, como de alvenaria e vinil. Este serviço segue determinados parâmetros de alcalinidade, pH e cloro para prevenir a proliferação de algas e bactérias prejudiciais à saúde.

É importante que os produtos químicos sejam aplicados de forma adequada, já que o excesso de cloro, por exemplo, pode causar irritação na pele e nos olhos dos usuários. Normalmente, uma piscina residencial deve ter as seguintes características:

  • Alcalinidade: entre 80 e 120 ppm
  • pH: entre 7,2 e 7,6
  • Dureza cálcica: entre 200 e 400 ppm

Em relação a custos com manutenção, a economia com uma piscina de vinil pode chegar a até 60%. Outro diferencial é que são mais fáceis de limpar, reduzem a possibilidade de vazamento, oferecem maior facilidade na hora de limpar e são 100% recicláveis, segundo relatório divulgado pela Cipatex, empresa com atuação nos setores plástico, químico e não tecidos.

Caso você não tenha segurança para fazer a manutenção de piscinas, algumas empresas realizam esse serviço. Os preços dependem do tamanho e do tipo de tratamento, variando de R$ 150 a R$ 660.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas de manutenção de piscinas? Compartilhe!

almofadas para sofá
banco de couro automotivo
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Uso de LED no projeto de iluminação residencial