Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mandar mensagem de celular sem rede é possível com aplicativos

A- A+

Se você é um heavy user de smartphones, sabe bem que existe aplicativo para tudo, seja para descobrir a operadora do celular que você liga, para fazer planilha financeira ou até para controlar o tempo da corrida. A tecnologia evoluiu a tal ponto que apps possibilitam mandar mensagem de celular até mesmo sem rede.

A utilidade desse tipo de aplicativo nem se discute. Quem nunca ficou sem rede quando foi acampar, pescar ou mesmo quando estava em show lotado? Ficar sem comunicação é realmente muito desconfortável. Conheça a seguir quais são os principais apps com essa funcionalidade.

Existem apps que possibilitam mandar mensagem de celular até mesmo sem rede.

Alguns apps funcionam até mesmo em modo avião para envio de mensagens. Foto: iStock, Getty Images

Apps para envio de mensagem de celular

Eles já foram testados e aprovados por muita gente ao redor do mundo, principalmente em países onde a internet é limitada por motivos políticos, e onde há censura nas redes sociais, como a China e o Irã. Conheça três opções para envio de mensagens sem rede:

Firechat

Esse aplicativo permite que as pessoas se comuniquem mesmo sem acesso à cobertura telefônica ou de internet. Criado pela empresa americana Open Garden, ele funciona com o apoio de outros celulares que estão conectados à rede wi-fi e acabam servindo como ponto de acesso para quem está offline.

Com o aplicativo instalado, os aparelhos fora de cobertura conseguem se conectar por meio da antena wi-fi. As mensagem se espalham de uma forma viral, partindo de um usuário para outro próximo.

Em setembro do ano passado, 100 mil pessoas baixaram o app em apenas 24 horas, durante manifestações pró-democracia em Hong Kong.

O Firechat está disponível para iOS e Android.

MeshMe

Com funcionamento semelhante, o MeshMe também pode ser usado quando as redes estão sobrecarregadas ou quando há censura nas redes sociais. Uma vantagem é que não precisa ter sinal wi-fi próximo. Ele manda mensagem de celular longe dos grandes centros urbanos, até mesmo onde não há cobertura.

Para utilizar o MeshMe, basta manter o bluetooth ou o wi-fi ativos. Ele pode ser acessado, inclusive, quando está no modo avião.

Cada celular com o app instalado se torna um roteador e envia as informações para outro aparelho, usando o caminho que estiver mais eficaz naquele momento. Ainda que outros celulares sejam usados como apoio, somente os destinatários conseguem ler a mensagem.

O MeshMe está disponível para iOS.

goTenna

Esse, na verdade, não é um aplicativo. Trata-se de um acessório que funciona como uma antena. Criada por uma startup nova-iorquina de mesmo nome, a antena é uma pequena barra, que cabe no bolso.

Ela vem com uma corrente, que permite prendê-la a um ponto. Funciona como os aplicativos para mandar mensagem de celular sem rede, mas os  destinatários precisam do aparelho para receber a mensagem.  

Na prática, as antenas criam uma rede de rádio de baixa frequência para as plataformas iOS ou Android. Em locais abertos, ela pode enviar uma mensagem de celular até 80 metros de distância. A mensagem vai “pulando” de um celular para o outro, até chegar ao seu destinatário.

Você vai se interessar por:

Veja como transferir dados do WhatsApp após ter celular roubado

Teste: Você consegue ficar sem celular?

Como funciona o alarme antifurto para celular?

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.  Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das tecnologias para envio de mensagem de celular? Deixe um comentário.

queda do dólar
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
como lidar com a avareza