Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Malas prontas para o feriado? Veja 5 dicas para sair de viagem

A- A+

Feriados que deixam os finais de semana mais longos apresentam oportunidades ideais para passeios e viagens. Se o destino for próximo, de fácil acesso e custos moderados, não é preciso grande preocupação – apenas a vontade de conhecer novos lugares ou visitar amigos e familiares. Mas em caso de viagens mais longas, ou que comprometem um valor maior do orçamento, o ideal é planejar com alguma antecedência para não ter surpresas nem despesas desnecessárias.

Recorde de turismo

Uma boa viagem fica ainda melhor com planejamento. Até porque, muitos destinos turísticos no Brasil são concorridos. Em 2014, foram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo país, um recorde que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, conforme estimativa do Ministério do Turismo.

Quase um terço da população, ou seja, aproximadamente 60 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional no ano passado, ainda segundo dados do Ministério. “As pesquisas confirmam que o turismo é um dos principais sonhos de consumo do brasileiro. Portanto, em 2015, vamos reforçar ações de estímulo ao turismo doméstico, que tem grande potencial de crescimento”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, no fim de fevereiro, quando foram divulgados os números.

Antes de sair de viagem no feriado

Carro

Essa dica vale para qualquer viagem de carro: verifique se a revisão está em dia, se o cinto de segurança e os pneus estão em bom estado, se o extintor de incêndio e demais itens de segurança estão em pleno funcionamento e dentro do prazo de validade. Não esqueça também de conferir a rota e ter mapas e apps de GPS no celular para não se perder na jornada. Uma boa dica para quem possui smartphone com plano de dados é o aplicativo Waze, que avisa de possíveis acidentes, obstáculos e congestionamentos pelo caminho. O app está disponível para Android e iOS.

Verificar o carro é essencial antes de sair para uma viagem. Foto: iStock, by Getty Images

Fazer uma revisão do carro é essencial antes de sair para a viagem no feriado. Foto: iStock, by Getty Images

Avião

Confira se toda a documentação necessária está ao alcance das suas mãos: carteira de identidade ou passaporte, número localizador de passagens e os dados do check-in, que, dependendo da companhia aérea, você pode fazer com antecedência pelo celular. Verifique também o horário de embarque e previna-se de chegar atrasado contabilizando possíveis contratempos no caminho até o aeroporto.

Conforme o manual Viaje Legal, do Ministério do Turismo, o passageiro tem direito a duas bagagens somando 23kg para voos domésticos. No caso de viagens internacionais, pode haver restrição conforme a companhia e o destino, podendo chegar a 32 kg. A companhia aérea é autorizada a cobrar pelo excesso de bagagem, no ato do check-in, um valor que pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso.

Ônibus

Para viagens de ônibus, fique atento aos horários e guichês que constam na passagem. Tenha em mãos seu bilhete e documento de identificação. Se a viagem for longa, água e biscoitos podem garantir uma jornada mais confortável. Não esqueça também de manter a cautela e ter, sob seu domínio e atenção, pertences de mão.

Itens pessoais

Antes de arrumar a mala, confira a previsão do tempo no local de destino e prepare-se para tal. Essa informação vai ajudar muito na hora de escolher as roupas. Uma dica válida para qualquer destino: levar menos roupas do que você selecionou em um primeiro momento e não esquecer de um pequeno guarda-chuva, que pode fazer a diferença ao visitar um destino turístico.

Ligado

Para não ficar incomunicável, confira se colocou os seguintes itens na mala ou bolsa de mão: carregador de celular, tablet e/ou computador. Telefones de contato para emergências podem até estar na sua lista de contatos do celular, mas é importante ter anotado para o caso de imprevistos. Confira também se o celular tem créditos para fazer ligações, enviar mensagens e usar a internet, caso necessário.

Crédito antecipado em situações de emergência

Clientes Vivo de planos pré-pago e controle que forem pegos de surpresa sem crédito na viagem podem solicitar a antecipação da próxima recarga. Com o Crédito Antecipado de Voz, a operadora libera R$ 3,00 da próxima recarga para ser utilizado em qualquer momento que você precisar. Saiba mais:

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

E você: tem uma boa dica para viagens em feriado? Deixe seu comentário.

organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia
trabalhar de babá no exterior