Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Mais barato do que ter carro? Aplicativo Uber testa modelo nos EUA

A- A+

Já pensou em utilizar um serviço de transporte individual mais barato do que ter e manter um carro? É isso que o aplicativo Uber vem testando na Califórnia, nos Estados Unidos.

Trata-se de um novo tipo de corrida a partir do qual os passageiros das cidades de Palo Alto, Mountain View e San Jose irão pagar uma tarifa mais barata pela corrida para chegar a San Francisco, no coração do Vale do Silício.

Aplicativo-Uber-seudinheiro-shutterstock-Prathan-Chorruangsak

Novo modelo de tarifa ainda está em teste nos Estados Unidos. Foto: Prathan Chorruangsak, Shutterstock

Inovação no aplicativo Uber

A principal diferença está no fato de que, ao contrário do que o Uber normalmente faz, essa nova tarifa terá um valor fixo, já pré-definido entre US$ 20,00 e US$ 26,00. A modalidade de corrida vem sendo testada durante a semana, no período das 6h às 10h.

Segundo os mentores da inciativa, um dos principais objetivos é fazer com que o aplicativo Uber seja reconhecido como mais barato do que manter um carro. Se isso ficar comprovado no teste, dois grandes problemas de mobilidade urbana de San Francisco devem ser atacados: falta de locais de estacionamento e os longos congestionamentos.

Outros recursos do aplicativo Uber

Além do novo modelo de tarifa em fase de testes nos Estados Unidos, o aplicativo Uber conta com outros recursos que já podem ser usados por todos que tiverem o app à disposição em suas cidades. Conheça três das suas principais funcionalidades:

Estimativa de tarifa

É possível saber o custo aproximado de sua viagem antes de fazer a solicitação. Basta definir seu local de embarque, inserir um destino e clicar em Cotação do serviço. Feito isso, o aplicativo vai calcular um valor aproximado com base no tempo e na distância esperados, de modo a evitar quaisquer surpresas no seu recibo.

Dividir tarifa

Você pode utilizar o aplicativo para dividir os gastos de sua viagem com outros passageiros Uber. A promessa é de prevenção a oportunistas, evitando dívidas e a necessidade de transferências em dinheiro.

Após o início de sua viagem, escolha Dividir tarifa no menu e adicione os outros passageiros. Assim, cada um pagará uma pequena taxa de transação, mas todos os cartões de crédito serão cobrados da mesma forma.

Compartilhar tempo estimado de chegada

Permita que seus amigos e familiares acompanhem seu trajeto e saibam quando esperar por você. Assim que embarcar, selecione Compartilhar ETA no menu e será gerada uma mensagem de texto com um link para sua viagem. Em seguida, basta clicar em Enviar.

Antes de usufruir desses recursos, é importante verificar se eles estão disponíveis para o seu sistema operacional, pois alguns deles ainda são de uso exclusivo para alguns aparelhos.

Uber no Brasil

No momento, o aplicativo Uber está presente em 67 países. No Brasil, cinco cidades podem contar com o app: Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Porto Alegre.

A ferramenta está disponível para dispositivos móveis com os sistemas AndroidiOS e Windows Phone.

Você vai se interessar por:

Garanta seu acesso à tecnologia

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Você tem uma boa dica sobre o aplicativo Uber? Deixe seu comentário.

Ele gosta de ir trabalhar de bicicleta
Apostando no aluguel de carro em viagens
Aluguel de carros BMW
Novo celular chinês
Aprendendo como saber valor da corrida no Uber
Usuário do app Will Go