Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Macbook Air e Pro: qual a melhor escolha para você?

A- A+

A Apple já trava batalhas com a concorrência há anos. No universo dos computadores, a Microsoft segue sendo a maior rival. Mas agora a disputa é da marca da maçã com ela mesma. Entre Macbook Air e Pro, com qual você ficaria? Em um comparativo que confronta leveza e design com processamento e tradição, pode ficar difícil de optar por um lado nessa briga.

Usuário escolhe entre Macbook Air e Pro

Macbook Pro é tradicional e robusto, mas tem maior velocidade de processamento. Foto: iStock, Getty Images

Macbook Air e Pro: leveza x potência

A primeira e maior diferença é visível. Enquanto o Air tem um espessura ultrafina e uma leveza invejável, o Pro é mais robusto e pesado. Eles carregam histórias, possibilidades e características distintas. Suprem necessidades diferentes e têm estilos marcantes. Enquanto um é o minimalismo na sua forma mais pura, o outro é a aposta mais tradicional da Apple no mundo dos laptops.

Entre Macbook Air e Pro, a disputa de espaço depende, diretamente, das suas necessidades. O que você procura em um computador e o quanto você exige da máquina ajudam na definição do modelo considerado perfeito. É que a espessura que pode chegar a 0,3 cm e o peso de 1,35 kg do Air chamam a atenção frente os 1,8 cm e 1,58 kg do Pro.

Se você procura algo para levar na bolsa, na mochila e estar com você em todos os lugares, invista no design.

Agora, quando o assunto é desempenho e atividades que exigem processamento de altas quantidades de dados, o Pro leva vantagem com seu processador Intel Core i5 de 2,9GHz ou i7 de 3,1GHz, acompanhado de Turbo Boost de até 3,4GHz.

Enquanto isso, o Air tem um i5 de 1,6GHz ou i7 de 2,2GHz, além de Turbo Boost de até 3,2GHz. Essa diferença, fortalecida pelos 16GB de memória e o armazenamento em flash de 1TB do Pro – duas vezes mais do que os limites do Macbook Air – fazem do robusto um laptop mais completo e poderoso para quem utiliza softwares pesados ou é amante de jogos.

Na qualidade de tela, eles são quase equivalentes. Ambos possuem telas de 13,3 polegadas retroiluminada por LED e com proporção de 16:10. A diferença fica no material de fabricação. O Macbook Air conta com widescreen, enquanto o Pro sai da fábrica com retina e uma resolução de 2560 x 1600 pixels, contra 1440 x 900 pixels da versão mais fina.

Macbook Air e Pro são produzidos com baterias de polímeros de lítio e podem ficar em funcionamento durante 12 horas de reprodução de vídeos no iTunes. A diferença é que o modelo mais leve é também mais durável na navegação wireless. São 12 horas de autonomia, contra somente 10 do Pro.

No sistema operacional, uma igualdade: os dois saem da fábrica com a versão mais recente do OS X El Captan.

Usuário escolhe entre Macbook Air e Pro

Espessura fina e leveza do aparelho são alguns dos destaques no Macbook Air. Foto: iStock, Getty Images

Por que um Mac?

Independente do modelo que você escolher na comparação entre Macbook Air e Pro, o fato de escolher um computador da Apple deve ter relação direta com aquilo que você precisa. Os aparelhos da marca não se relacionam com os dispositivos de outras empresas e sistemas operacionais, mas têm qualidades acima da média que depõem a seu favor.

Se você está em busca de laptops com componentes mais resistentes, memória RAM elevada e processadores mais rápidos do que a maioria, um computador da Apple é uma boa escolha. Além disso, são alvos de ataques de malware com menos frequência e têm um conceito de design limpo e funcional que define até hoje os gadgets criados pela maçã.

Ainda assim, é preciso repensar na decisão se você não é dono de iPhones, iPads ou Apple Watches. É que, apesar do excelente relacionamento que os aparelhos da marca têm entre si, eles não conseguem se conectar ou transferir dados com tanta facilidade para tablets e telefones que rodam o sistema operacional Android.

A gama de jogos e softwares disponíveis para Mac também é reduzida, quando comparada aos PCs. Como os preços dos computadores da Apple são mais altos, eles ficam menos populares.

Na hora de decidir, pese o que você pode e o que você quer. Investir um pouco mais em um laptop mais duradouro pode ser uma boa escolha.

Você vai se interessar por:

Seu Macbook está no Vivo Compras

Antes de comprar o seu Macbook, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para notebooks

Gosta de dicas sobre boas compras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico