Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

LTN é opção para investidor conservador

A- A+

Os riscos do mercado de aplicações costumam deixar os mais conservadores com um pé atrás na hora de investir. Mas, se a ideia é garantir segurança para o seu dinheiro e ainda um lucro extra, não faltam opções em renda fixa para apostar. Um exemplo são as Letras do Tesouro Nacional (LTN), uma das modalidades disponíveis no Tesouro Direto.

Como funciona a LTN

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento em que você compra títulos da dívida pública com diferentes opções de rentabilidade. No caso da LTN, a taxa é prefixada. Ou seja, você já consegue descobrir qual vai ser o seu lucro ainda no momento da compra. Como a liquidez é diária, o resgate do dinheiro pode ser feito de forma rápida. A compra do seu título é garantida pelo Tesouro Nacional, a partir dos valores de mercado.

Para iniciar o investimento em Letras do Tesouro Nacional, basta ter um CPF, uma conta corrente e procurar um agente de custódia (banco ou corretora) para intermediar as suas transações. Feito isso, basta acessar o sistema e avaliar as possibilidades de compra e venda que melhor atendem as suas expectativas.

Ao investir em LTN você garante rentabilidade e segurança para o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Ao investir em LTN você garante rentabilidade e segurança para o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens e desvantagens de investir em LTN

Além da liquidez diária, os títulos do Tesouro Direto contam com a segurança de que você vai receber os rendimentos do seu título. A facilidade de acesso ao sistema também é ponto de destaque, já que todas as operações são realizadas através da internet. Assim, você fica independente para fazer as suas escolhas a partir da tela do seu computador.

Como as aplicações podem iniciar a partir de R$30, o investimento é ideal para quem é mais conservador e deseja conhecer bem a modalidade antes de apostar o seu dinheiro. Além disso, você conta com a vantagem de também emprestar dinheiro ao Governo Federal, o que significa também financiar ações em áreas como saúde e educação

No caso específico da LTN, o fundador do General Investidor, Bruno Papi, indica que é uma opção válida quando o cenário de inflação estiver controlado. Do contrário, os melhores rendimentos costumam ser aqueles oferecidos pelos títulos pós-fixados. Ela também é válida para quem quer ter certeza do valor final a ser recebido na data de vencimento.

Por outro lado, ocorre a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e ainda tributação dos lucros no Imposto de Renda, o que pode diminuir a rentabilidade. E, embora o resgate diário seja uma possibilidade, ele pode resultar em menos dinheiro para receber.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre investimentos em LTN? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito