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por Vivo Seu Dinheiro

Lote Imposto de Renda 2015: veja como consultar sua restituição

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Já consultou o novo lote Imposto de Renda 2015?  Depois de acertar as contas com o Leão, um dos momentos mais esperados do segundo semestre é pelo recebimento da restituição do tributo. Como de costume, elas serão pagas em sete lotes. Os dois primeiros foram liberados em 15 de junho e 15 de julho. Os seguintes serão disponibilizados em 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

O primeiro lote do Imposto de Renda é normalmente destinado às pessoas com mais de 60 anos, ou portadores de alguma deficiência. Os seguintes são pagos conforme a ordem de entrega da declaração do tributo. Veja a seguir como fazer a consulta e verificar se a sua restituição será liberada no próximo lote.

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As restituições do Imposto de Renda serão pagas em sete lotes. Foto: iStock, Getty Images

Lote do Imposto de Renda: tire suas dúvidas

A consulta ao lote do Imposto de Renda é autorizada alguns dias antes do pagamento e gera grande volume de tráfego no site da Receita Federal. A consulta também pode ser feitas pelo telefone 146 ou ainda pelo aplicativo do Imposto de Renda para smartphones e tablets, disponível nos sistemas Android e iOS.

No site da consulta, basta inserir o número do CPF, o ano a que se refere a declaração e um código de verificação fornecido pela página. Caso haja algum dúvida do contribuinte, na consulta à página da Receita Federal, é possível acessar o extrato da declaração pelo portal e-CAC e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Segundo a Receita, o contribuinte pode avaliar se foram registradas inconsistências e fazer ele mesmo a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Se deixar virar o ano sem regularizar, será preciso pagar uma multa.

De olho no dinheiro

Depois de contemplada, a restituição ficará disponível no banco escolhido pelo contribuinte durante um ano. Se a pessoa física não fizer o resgate nesse prazo, terá que requerer o dinheiro por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

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Veja dicas para usar a restituição do Imposto de Renda

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Caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte deverá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança.

Vivo Alerta CPF

Um dos motivos para estar em dia com o Imposto de Renda é a preservação do seu CPF. Imagine um serviço que alerta você cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, também toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas anti-fraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

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