Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Livros de colorir para adultos: entenda a moda e saiba como economizar

A- A+

Eles viraram tendência ainda no final de 2014 e, em poucos meses, se tornaram os mais vendidos das principais lojas do mundo. Com desenhos detalhados que variam entre mandalas e cenas de natureza, os livros de colorir para adultos prometem diminuir o estresse do cotidiano e ajudar no alívio das tensões e na melhora da concentração.

A eficácia dos livros de colorir para adultos

Os livros são líderes em um caminho que é contrário à toda a tendência digital que se desenvolve na sociedade. Ele é analógico e desconectado, isolado do mundo de tecnologia exagerada em que as pessoas vivem. E esse é um dos principais pontos favoráveis a essa tendência. Ela faz com que você se desligue dessa necessidade de estar sempre disponível para todo mundo.

livros-de-colorir-para-adultos

Empresas de produtos para colorir estão faturando com essa moda. Foto: iStock, by Getty Images

Os trabalhos manuais desenvolvem estímulos cerebrais que não são comuns no dia a dia. “A pintura destes livros com desenhos e mandalas ajuda na diminuição do estresse, porque lugar a pessoa precisa estar de certa forma concentrada na pintura, nas escolha das cores, no desenho. É quase o mesmo sentido da meditação”, diz a arteterapeuta Josiane Paraboni.

Além disso, o uso de cores incita sensações. Cada cor emite uma frequência energética diferente, o que ajuda a criar noções e sensações específicas para cada uma delas. Isso já está gravado no imaginário coletivo. Cenários mais frios são coloridos em tons azulados, os mais quentes em tons avermelhados e os mais tranquilizantes em tons pastéis.

Foto: Editora Discovery, Divulgação

Livvros contam com desenhos detalhados que variam entre mandalas e cenas de natureza. Foto: Editora Discovery, Divulgação

Os livros de colorir para adultos, apesar de serem relaxantes, não podem ser considerados terapia. “Eles são considerados uma ferramenta da terapia, que auxiliam na reorganização da psique e sua prática alivia as sensações de estresse. Mas não resolvem por si só os problemas ou situações emergentes, é preciso se aprofundar mais”, analisa Josiane.

O tratamento das questões que causam o estresse e as tensões diárias pode ser feito através da Arteterapia. “Na Arteterapia utiliza-se outros recursos plásticos durante o processo de autoconhecimento. Há um momento para a prática através de recursos como pintura, colagem, modelagem, desenho, e outro de conversa sobre a expressão dos trabalhos realizados”, explica a arterapeuta.

Economizando com livros de colorir para adultos

Floresta Encantada é um dos livros mais vendidos do setor. Foto: Editora Sextante, Divulgação

Floresta Encantada é um dos livros mais vendidos do setor. Foto: Editora Sextante, Divulgação

O segredo do relaxamento são os desenhos e o tipo de pintura, não os livros de colorir para adultos em si. Por isso, você pode fazer parte dessa tendência sem gastar muito com isso. Ao invés de comprar os livros, que têm custo alto, por terem se tornado sucesso de vendas, você pode optar por imprimir mandalas e cenários semelhantes, baixados de sites específicos.

Até mesmo pesquisando aleatoriamente por mandalas em sites de busca, você pode encontrar desenhos muito próximos aos que existem em livros como Floresta Encantada e Jardim Secreto, os mais vendidos do setor. E o mais importante é que você gasta apenas o valor da impressão, que, em casas especializadas, custa menos de R$ 1.

Você também não precisa investir nos melhores lápis e canetas para colorir as páginas. Reutilizando os lápis de cor que os seus filhos usam para a escola ou canetas coloridas simples, você atinge os mesmos resultados, sem gastar muito. O importante não é aplicar as cores mais vibrantes nos desenhos e sim gastar um momento de concentração em uma atividade analógica.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena comprar um videogame
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet