Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Livre-se do SPC e consiga fazer compras a prazo com planejamento e controle

A- A+

Os motivos para a inadimplência podem variar. De qualquer maneira, o não pagamento de compromissos financeiros, como prestações ou faturas, pode fazer a pessoa ter o nome registrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Alguns consumidores só descobrem que estão no cadastro de devedores na hora de pagar, pois ficam impossibilitados de fazer compras a prazo.

Porém, não se desespere: há maneiras de limpar o nome. Tire suas dúvidas e acabe com o constrangimento.

Restrição de crédito limita compras a prazo

Restrição de crédito limita compra a prazo, mas situação é contornável. Foto: Shutterstock

Compras a prazo: como saber se seu nome está no SPC

A melhor forma de conseguir saber da sua situação cadastral é consultar a base de dados do SPC na internet. No site, é possível saber em qual entidade você deverá comparecer munido de CPF original para solicitar a consulta.

Normalmente, as instituições parceiras nesses casos são as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou associações comerciais.

O SPC faz apenas a gestão do banco de dados. O órgão não tem nenhuma responsabilidade sobre as informações ou o registro de inadimplência. Essa é uma atribuição das empresas que utilizam o serviço.

Como tirar o nome do SPC

Depois de verificar em qual ou em quais empresas está devendo, o consumidor deve procurar diretamente seus credores para pagar a dívida. O parcelamento ou eventuais descontos ficam por conta de cada instituição para a qual a pessoa deve.

Após a comprovação do pagamento do acordo ou do débito, o estabelecimento deve acessar o SPC Brasil e fazer a baixa do registro do CPF do usuário que era devedor. O débito deixará de fazer parte do cadastro em até 72 horas após a solicitação do credor. Depois disso, o indivíduo poderá fazer compras a prazo sem restrições em seu nome.

A pessoa também é tirada do cadastro de inadimplentes automaticamente, mesmo que não pague a dívida, depois de passados cinco anos. Porém, independentemente disso, o mais importante é aprender a se planejar para não cair novamente na lista de devedores.

Leia a continuação sobre como se livrar do SPC e fazer suas compras a prazo com tranquilidade em Vivo Mais Saudável. 

Confira também

juros de cartão de crédito
Jovem realiza sonho de fazer intercâmbio
Pagar juros gera dívidas
Escolha a opção de investimento para seu dinheiro render
Comprar um carro é despesa, não investimento
Casal feliz ao comprar pela internet