Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Lista do Procon ajuda a identificar site confiável para comprar

A- A+

Comprar pela internet oferece uma série de vantagens, como praticidade, economia de tempo, variedade de produtos, melhores preços e possibilidade de pesquisar e comparar em diferentes marcas. Mas como saber se a loja virtual escolhida oferece realmente um site confiável para garantir um pagamento seguro?

Como essa é uma indagação comum entre aqueles que compram online, o Procon de São Paulo elaborou uma lista de sites não confiáveis, que inclui mais de 500 lojas. De acordo com o órgão, esses estabelecimentos possuem práticas consideradas ilegais pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e devem ser evitados.

Mulher procura site confiável

É indicado sempre pesquisar a reputação de um site antes da compra. Foto: iStock, Getty Images

Lista é construída a partir de reclamações

A lista é atualizada desde 2011, recebendo novos endereços eletrônicos de acordo com a reputação das lojas. São avaliadas reclamações de consumidores registradas no órgão. Já as lojas são notificadas: caso não respondam, vão para a “lista negra”.

Entre as principais reclamações contra os sites, está a não entrega do produto dentro do prazo prometido.

Há casos ainda de sites maliciosos, criados exclusivamente para enganar o consumidor. Essas lojas nem sequer realizam comércio eletrônico de produtos e serviços, pois o único objetivo é fraudar: recebem o dinheiro e ainda roubam dados pessoais dos clientes, como senhas de banco.

A lista é composta pelo endereço eletrônico do site, o nome da empresa ou responsável, o número do CNPJ ou CPF, a situação (se está no ar ou não) e a data que foi incluído na listagem. Ela pode ser acessada no site do Procon-SP.

Como identificar um site confiável

Apesar de todas as vantagens do comércio eletrônico, a rede também é de fácil acesso para aqueles que não possuem boas intenções. Muitos sites maliciosos estão no ar só para aplicar golpes em consumidores desatentos. Por isso, é preciso ter cuidado para comprar apenas em um site confiável e evitar cair em fraudes.

Uma das dicas do Procon é verificar se o site possui um endereço comercial físico, telefones e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Com acesso aos dados cadastrais da empresa, fica mais fácil fazer reclamações posteriormente, caso seja necessário.

Além disso, um site confiável deve possuir os dados blindados, principalmente no caso de compras com o cartão de crédito. Isso pode ser facilmente verificado por meio de um símbolo de um cadeado que aparece na barra de endereços, indicando que o ambiente é seguro.

Antes de efetuar qualquer compra, é recomendado também pesquisar a reputação da empresa. Além da listagem do Procon, que aponta sites com reclamações, também é possível verificar na Junta Comercial do Estado se há denúncias relativas à empresa.

Um site confiável também garante o direito ao arrependimento, previsto pelo CDC. A regra diz respeito à compras feitas pela internet ou por catálogo, em que o cliente não tem acesso ao produto físico. Após sete dias da compra, ele pode solicitar a devolução e reembolso, caso o produto não atenda às expectativas.

Você vai se interessar por:

Praticidade e segurança no Vivo Compras

Quer um canal seguro para encontrar o produto que deseja e ainda comparar os preços e as condições de pagamento? O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para encontrar um site confiável para suas compras? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple