Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Liquidação ou promoção: descubra qual a diferença

A- A+

Você sabe diferenciar liquidação ou promoção? Os dois termos podem parecer ter o mesmo significado, afinal de contas, eles dizem respeito à compra de produtos por um preço mais baixo do original. A questão é que a forma de funcionamento e os motivos de cada ação são diferentes, e isso influencia até mesmo nas compras que você faz nesses períodos.

A diferença entre os descontos

Os fatores que diferenciam liquidação ou promoção são tão pequenos que, muitas vezes, passam despercebidos. É possível que você use os termos para se referir ao mesmo tipo de ação e que já tenha visto muitas lojas anunciando que iria liquidar os produtos quando, na verdade, só estava lançando uma ação promocional.

O fato é que liquidação ou promoção se referem a um mesmo tipo de situação, mas têm pequenos detalhes que as diferenciam. Por exemplo, as ações promocionais são aquelas que oferecem uma vantagem na compra de alguns produtos específicos, por questões sazonais ou estratégias de marketing. As promoções não têm época para acontecer.

Já no caso das liquidações, elas acontecem quando a loja está querendo eliminar todas as peças que tem em estoque – ou boa parte delas – para inserir novos produtos, de uma nova coleção. São comuns nas trocas de estações, quando as roupas do ciclo passado perdem o valor de venda. Liquidar é o mesmo que acabar, por isso, a liquidação reduz bastante os preços de todos o produtos da loja.

Portanto, liquidação ou promoção não são a mesma coisa. Promoções são aquelas que oferecem vantagens e que têm foco em fazer você comprar um produto específico. Exemplo disso são as ações de “Leve 2, pague 1”. Liquidações são as queimas de estoque e que têm o foco de fazer você comprar a maior quantidade possível de peças.

liquidação ou promoção

Liquidação é uma forma de as lojas eliminarem o estoque de peças semelhantes que não foram vendidas ao longo da estação. Foto: iStock, Getty Images

Liquidação ou promoção: o que vale a pena

Seja liquidação ou promoção, as duas valem a pena quando o assunto é economia, mas devem ser utilizadas de forma atenta e planejada. Se você é do tipo que se planeja e deixa para comprar todas as suas roupas na liquidação de final de temporada, deixando para usá-las no ano seguinte, é possível que você faça uma alta economia nesses períodos.

Porém, se você compra de tudo ao longo da estação e ainda se esbalda nas liquidações – afinal, o preço é ótimo – talvez seja melhor nem entrar na loja nessa época. Esse tipo de ação tende a influenciar você a comprar o que não precisa, diferente da promoção, em que você tem a tendência de procurar por algo que precisa e que está com um preço vantajoso.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Já sabe identificar uma Liquidação ou promoção? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica