Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Limpar nome não é tão fácil: veja como fazer

A- A+

Chega a fatura do cartão de crédito, o boleto de aluguel, a parcela do empréstimo e, quando você vê, o mês mal começou e as contas já sobrecarregaram o orçamento. Em pouco tempo, não é difícil acabar na lista de negativados. Quando isso acontece, é preciso manter a calma. Limpar nome é possível, embora possa não ser tão simples. Tudo vai depender do modo como você vai controlar as finanças.

Aprenda como limpar nome 

A forma mais tradicional de sair da lista de negativados é através do site Serasa Experian, que está relacionado a grande parte das empresas do Brasil e oferece um sistema de pagamentos online. Quer aprender como? Confira um passo a passo.

– Verifique a sua situação: para fazer uma consulta detalhada de crédito para pessoas físicas de forma gratuita, você precisa ir até uma agência da Serasa com seus documentos originais. Pelo site, a consulta pode ser feita a partir do pagamento de uma taxa. Se você deseja apenas uma pesquisa básica, basta acessar o site da Receita Federal e verificar. Ao descobrir qual é a sua situação, é hora de partir para o próximo passo.

– Limpe seu nome online: através da opção Limpa Nome Online, disponível no site da Serasa Experian, entre em contato com as empresas que você tem débito para quitar as dívidas. Se a sua situação financeira não permitir pagar o total das contas, é possível tentar a renegociação. Como explica Farney Coutinho Moreira, educador financeiro do Instituto Alcance, é necessário ser franco e mostrar o interesse em fazer o pagamento. Afinal, os credores querem receber o dinheiro, por isso vão estar abertos à conversa.

O portal para limpeza do nome faz o pagamento das dívidas pela internet, através de uma negociação direta com as empresas credoras, de modo online e sem precisar sair de casa. O único requisito é que a instituição para a qual você deve esteja cadastrada no sistema Experian.

Limpar nome

Para evitar a lista de negativados, a melhor escolha é programar os seus gastos . Foto: iStock, Getty Images

Planejamento para não precisar limpar nome

Mas de nada adianta quitar as dívidas e limpar nome se, depois disso, o gerenciamento do seu dinheiro continuar a ser feito do mesmo modo. Além de realizar um planejamento financeiro adequado, que faça o acompanhamento de todos os gastos, é preciso cortar despesas e economizar.

Para Ana Paula Pavanatti, o fundamental é mudar os hábitos de consumo que levaram você até o caminho das dívidas. Na maioria das vezes, a compra é feita de forma impulsiva, sem que se leve em conta as consequências no orçamento. Por não ser uma tarefa fácil, ela exige comprometimento e disposição para pesquisar os melhores preços, ou mesmo para abrir mão de uma oferta que parece irresistível.

Alerta CPF no celular

Quer estar sempre informado sobre a situação do seu CPF? A Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para limpar nome? Comente!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns