Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Limpa Nome Online: livre-se das dívidas com o auxílio da Serasa

A- A+

Errar na gestão das finanças, acumular dívidas e perder o sono por não saber como pagar as contas é ruim, mas não faz de você uma pessoa única. E o melhor: tem solução. A Serasa possui um serviço pensado para o público endividado. Chamado de Limpa Nome Online, ele pode ajudar na retomada de noites mais tranquilas, em paz com o travesseiro e o bolso.

Perder o controle dos gastos não é exclusividade sua. De 2014 para cá, as dívidas dos consumidores cresceram 23% e já superam o dobro da renda média do trabalhador brasileiro.

Conforme pesquisa divulgada em agosto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em um ano, o valor médio das pendências em atraso passou de R$ 4 mil para R$ 5,4 mil.

É para esse público, que precisa sair do vermelho, que o serviço da Serasa foi pensado. Sem sair de casa, você pode descobrir como se livrar das dívidas.

Limpa Nome Online pode ser acessado de qualquer computador, notebook e dispositivos móveis.

Pela internet, você consulta sua situação e negocia a dívida com o credor. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o Limpa Nome Online

O Limpa Nome Online pode ser acessado de qualquer computador, notebook e dispositivos móveis. Sua utilização se dá, basicamente, em três etapas: cadastro, consulta e negociação. Veja em detalhes como utilizar a ferramenta.

Cadastro

Primeiramente, você precisa acessar o site da Serasa e clicar na aba Limpar Meu Nome, que vai lhe redirecionar para o serviço Limpa Nome Online. Feito isso, será necessário realizar o seu cadastro no portal. Nome completo, CPF, número do telefone seu celular são alguns dos dados obrigatórios.

Além disso, caso queria, você pode digitar o código da carta presente no comunicado de negativação que recebeu. Para finalizar a primeira fase do cadastro, informe um e-mail válido e crie uma senha com caracteres minúsculos, maiúsculos e numéricos.

Ao término da pré-inscrição, a Serasa irá lhe enviar um e-mail para que conclua o seu cadastro. Assim, ao retornar ao site, será necessário informar o seu login e senha novamente.

Consulta

Após o cadastro, já é possível consultar seus débitos no banco de dados das instituições cadastradas no programa Limpa Nome Online. São 72 empresas inscritas.

Para isso, você precisa digitar o código da carta ou o nome completo de sua mãe. Feito isso, irá aparecer, em uma nova janela, todas as suas pendências e as maneiras de negociá-las.

Negociação

A última etapa é a negociação da dívida. Agora, você pode negociar diretamente com a empresa credora. Escute o que ela tem a oferece e, caso não fique satisfeito, apresente uma contraproposta. O importante é sempre demonstrar seu interesse em quitar os débitos.

Cuidado para não voltar à inadimplência

Depois de usar o Limpa Nome Online e quitar seus débitos, vem a parte mais importante: manter o seu nome limpo. Achar que o raio não cai no mesmo lugar e que o drama das dívidas não irá se repetir é um erro.

Ainda de acordo com o estudo divulgado em agosto pelo SPC Brasil, 47% dos devedores são reincidentes. Ou seja, já estiveram com o nome sujo pelo menos duas vezes nos últimos cinco anos.

Para não engrossar a estatística, é preciso manter o planejamento financeiro em dia e o seu orçamento controlado. Faça uso consciente do cartão de crédito, evite compras por impulso e esteja sempre atento à sua planilha de gastos.

Você vai se interessar por:

Veja o passo a passo para superar o nome sujo

Quem está com nome sujo também pode recorrer ao direitos do consumidor

No SPC ou Serasa? Veja dicas para limpar seu nome

Documento protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Que tal usar o Limpa Nome Online e não voltar a se endividar? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças