Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Leitor de livros digitais ou tablet? Descubra a melhor opção para você

A- A+

Leitura ou navegação na internet? Ler livros ou assistir a vídeos? Os tablets são capazes de realizar mais tarefas do que um e-reader, por isso, muitas vezes, eles são preferidos em relação ao segundo. No entanto, o leitor de livros digitais também pode ser uma opção interessante. Conheça os prós e os contras de cada aparelho, levando em conta as características voltadas para uma leitura mais agradável.

Leitor de livros digitais x tablet

Bateria

Como os e-readers são voltados, exclusivamente, para a leitura, diferentemente dos tablets, que possuem múltiplas funções, eles costumam ter uma vida útil de bateria muito maior. Enquanto a bateria de um leitor de livros digitais é capaz de durar um mês mesmo com uso constante, a de um tablet dura algumas horas, especialmente se for muito utilizado.

Logo, se você não quer ter que se preocupar com recargas constantes de bateria ou está planejando utilizá-lo durante o período de uma viagem, o e-reader ainda pode ser a melhor opção.

seudinheiro-Leitor-de-livros-digitais

E-readers facilitam a vida de quem prefere ler digitalmente. Foto: iStock, Getty Images

Distração

Para você que adora ler, a distração pode ser uma inimiga. Com o tablet, você estará sujeito a diversas delas, como o e-mail e redes sociais. Já o leitor de livros digitais pode proporcionar uma leitura mais fluida e sem interrupções.

Luminosidade

O tipo de tela adotado por um tablet e por um e-reader é bem diferente. Os primeiros adotam o padrão de LCD. Eles não danificam sua visão, mas certamente leva a um esforço maior para realizar uma leitura. Isso ocorre devido a emissão direta de luz, o que torna a leitura cansativa quando é necessário manter a atenção na imagem por muito tempo.

Já os leitores de livros digitais adotam a tecnologia e-ink, com telas opacas e que não geram reflexos. Com isso, elas deixam a leitura muito mais agradável, assemelhando-se ao processo realizado em livros de papel, sem cansar os olhos.

Além disso, por emitir menos brilho que a tela do tablet, o e-reader também é ideal para você compartilhe o quarto com outra pessoa, pois não incomoda o companheiro durante o sono.

Pesquisa Proteste

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, realizou, em 2012, uma pesquisa de satisfação com usuários de leitores de livros digitais. Nela foram atribuídas notas relacionadas a quesitos como legibilidade, versatilidade e satisfação geral, por exemplo.

Empatados na primeira colocação ficaram dois modelos da Kindle, o Amazon Kindle 3 e o Amazon Kindle 2, que obtiveram 88 pontos na satisfação geral.

Conheça o Vivo Compras

Antes de escolher entre o tablet e o leitor de livros digitais, e realizar a compra, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de  850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para leitor de livros digitais e tablets neste final de ano

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple