Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Leasing ou CDC: descubra qual é o mais vantajoso

A- A+

Comprar um carro novo demanda pesquisa, principalmente se você deseja realizar um financiamento. Nas instituições financeiras, as duas opções mais comuns de obtenção de crédito para adquirir um veículo são o leasing ou CDC (Crédito Direto ao Consumidor). A escolha, no fim de contas, vai depender do perfil do comprador e do dinheiro investido.

Leasing ou CDC: vantagens e desvantagens

O CDC é uma modalidade de crédito mais comum e permite que o cliente tenha acesso ao veículo desde o início. De acordo com dados da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), a modalidade foi responsável por 82,6% dos financiamentos realizados em fevereiro de 2014.

Em geral, o bem comprado pode ser utilizado como garantia para o pagamento da dívida, o que pode reduzir os juros aplicados. Outra vantagem oferecida pelo CDC é que, diferente do leasing, o adiantamento das parcelas também pode gerar taxas menores, a partir da negociação com o credor.

Por isso, costuma ser considerada a melhor opção para quem pretende quitar as prestações antecipadamente. Mas é preciso levar em conta que ainda há o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que aumenta o valor da dívida. Já o leasing é uma opção ainda pouco utilizada no mercado e, justamente por isso, menos conhecida do público.

Tanto leasing ou CDC são opções para o financiamento do carro, mas possuem características diferentes. Foto: iStock, Getty Images

Tanto leasing ou CDC são opções para o financiamento do carro, mas possuem características diferentes. Foto: iStock, Getty Images

“Nessa modalidade o cliente gostou do produto, apresentou os documentos para solicitar o crédito e, após  a aprovação, ele assina os contratos, mas o bem fica arrendado à instituição“, explica a educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, Ana Paula Pavanatti. Ou seja, funciona como uma espécie de aluguel do automóvel.

Como não há a cobrança de IOF, as taxas envolvidas costumam ser menores. O tempo mínimo para que a dívida seja quitada é, em geral, de dois anos. Ao fim do contrato, o cliente pode optar por comprar ou não o veículo. Em alguns casos, devolvê-lo pode ser a melhor opção. Tudo depende da necessidade da sua necessidade de uso e do orçamento disponível.

 

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e movimentar o seu dinheiro com segurança, inclusive para pagar as prestações do financiamento, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens de ter o seu

Você também está na dúvida entre realizar o financiamento através de leasing ou CDC? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet