Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Leasing: descubra como funciona e em quais situações se aplica

A- A+

O leasing, também conhecido no Brasil como arrendamento mercantil, é um modelo de contrato que permite adquirir um bem. Mas, diferente da maioria das opções disponíveis no mercado, a aquisição não fica registrada no seu nome.

O que acontece é que, em vez de comprar o carro, você fica com o automóvel em um regime de aluguel. Enquanto a empresa é a arrendadora, você é o arrendatário. Ou seja, não conta com a posse do veículo.

Como funciona o leasing

Ao mesmo tempo em que o bem negociado fica no nome do arrendador, ele pode ser utilizado, desde o início do contrato, pelo arrendatário. A principal diferença é que, ao fim do período estipulado, este não detém os direitos legais sobre ele.

Assim, quando o contrato acaba são três as possibilidades: renovar o aluguel por mais um período, devolver o bem à locadora ou ainda adquiri-lo. De acordo com o Banco Central, o prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens que tenham vida útil de até cinco anos e de três nos demais casos.

Na prática, isso significa que realizar um contrato de leasing para adquirir um veículo resulta em pelo menos 24 meses de aluguel. O coach finaneiro Farney Coutinho Moreira destaca que esse é o modelo mais procurado, principalmente por oferecer taxas de juros que costumam ser mais atraentes do que em um financiamento.

Mas também é possível recorrer ao arrendamento mercantil em outras situações, como para o aluguel de um imóvel, equipamentos e máquinas. Uma das principais dúvidas que costuma aparecer é sobre o pagamento de despesas que o bem possa gerar, como seguro, manutenção ou outros encargos. Nesse caso, o Banco Central orienta que vale o que estiver definido em contrato.

Antes de fechar o contrato, avalie quais são as suas necessidades. Foto: iStock, Getty Images

Antes de fechar o contrato, avalie quais são as suas necessidades. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens e desvantagens do leasing

Entre as principais vantagens oferecidas pelo leasing, está a facilidade em realizar o negócio, com valores que costumam ser vantajosos. Como não há a incidência do Imposto sobre Operações Financeiros (IOF), você conta com um custo a menos para se preocupar.

Ao mesmo tempo, há a possibilidade de renovar equipamentos ou ter um carro que não sofra com as taxas de depreciação, especialmente altas nos dois primeiros anos de uso. Por outro lado, não há a possibilidade de lucrar com vendas ou mesmo ter um bem próprio. Para não correr o risco de se arrepender depois, a dica de Farinhas é analisar se há outras opções e pesar os prós e contras que cada uma delas proporciona para o seu caso.

Cartões de crédito com benefícios

Quer movimentar o seu dinheiro com mais praticidade e segurança? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também está em dúvida sobre realizar um contrato de leasing? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito