Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

LCA: mesma segurança da poupança com rendimento superior

A- A+

A caderneta de poupança faz parte da cultura do brasileiro que se preocupa em economizar sem correr riscos. Embora ela seja uma das opções mais comuns, não é a única que oferece segurança. A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), por exemplo, é uma alternativa em renda fixa.

O que é LCA

A LCA é um título de dívida emitido por uma instituição financeira para financiar empréstimos ao setor de agronegócio, explica o coach financeiro Bruno Papi, fundador do General Investidor. Trata-se de uma opção que permite a definição de juros pré ou pós-fixados, de acordo com a sua preferência. No primeiro caso, você já conhece as taxas envolvidas ainda no momento da compra. No segundo, elas variam de acordo com o percentual do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que tem variação próxima a Selic.

A principal desvantagem é a baixa liquidez que oferece. Ou seja, é preciso esperar o vencimento do título para resgatar o dinheiro, o que na poupança já não ocorre. Por isso, não é aconselhável aplica em LCA aquele dinheiro que você já sabe que vai ter de utilizar em breve, e muito menos as economias destinadas a eventuais emergências. Mas se você pretende fazer uma compra específica daqui a alguns meses, é possível investir em um título que tenha vencimento próximo à data desejada.

A LCA é um título que ajuda a financiar empréstimos direcionados ao agronegócio. Foto: iStock, Getty Images

A LCA é um título que ajuda a financiar empréstimos direcionados ao agronegócio. Foto: iStock, Getty Images

Rentabilidade da LCA

Com a poupança em desvalorização, Papi indica que a LCA é uma das melhores opções de investimentos em renda fixa que temos no Brasil. Além de contar com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para até R$250 mil investidos em cada instituição financeira, ela rende o dobro da tradicional caderneta e também conta com isenção de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações de Crédito.

Para Pier Mattei, sócio da Monte Bravo Investimentos, o momento não poderia ser mais propício para que o investidor inicie ou reavalie seus investimentos. Com a alta na taxa de juros, a maior que já ocorreu ao longo dos últimos anos, opções mais conservadoras se tornam mais atrativas. Inclusive a LCA, que tende a render mais para quem aplicou seu dinheiro.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de movimentar o seu dinheiro com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 vezes sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre LCA? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito