Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Juros bancários são objeto de pesquisa. Veja como participar

A- A+

Os juros bancários praticados pelos cartões de crédito são os mais altos do mercado, o que faz do pagamento mínimo da fatura um claro exemplo de mau uso da ferramenta. Com as elevações constantes da taxa Selic (sete aumentos desde outubro de 2014), eles pesam cada vez mais no bolso do consumidor, podendo chegar a 395,3% ao ano.

O resultado é o crescimento da taxa de inadimplência por parte dos consumidores. De acordo com a pesquisa do Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor, mais de 76% das dívidas atrasadas da população brasileira são referentes a contas de cartões de crédito.

Altos juros bancários no Brasil

Escalada de juros é uma das razões para maior endividamento da população. Foto: Shutterstock

Consumidor deve conhecer juros bancários

Segundo regras estabelecidas pelo Banco Central, os bancos e as financeiras são obrigados a informar aos usuários os juros bancários cobrados pelo crédito rotativo (quando o consumidor não paga o total da fatura) dos plásticos.

De acordo com Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), no entanto, isso nem sempre acontece e os consumidores, por vezes, acabam sem informações prévias sobre os valores dos juros.

Para facilitar a vida do consumidor a comparar os juros bancários cobrados em cada cartão de crédito, permitindo a escolha do melhor custo-benefício, a Proteste está com uma pesquisa aberta sobre as taxas cobradas por essa modalidade de crédito.

O estudo é realizado anualmente para estabelecer um comparativo entre as taxas, de maneira a informar ao consumidor quais os cartões de crédito possuem juros bancários mais elevados.

Segundo a instituição, a finalidade da pesquisa é tambem alertar os consumidores para os riscos em caso de atraso do pagamento da fatura. No site da entidade, é possível consultar os resultados de 2014.

Como participar da pesquisa sobre juros bancários

A pesquisa sobre juros bancários relacionados aos cartões de crédito está aberta à participação até próximo dia 10 de setembro. Para participar, o usuário deve enviar as imagens das faturas dos cartões via Whatsapp para o número (21) 99128-7449.

Elas devem conter o nome do cartão completo e as informações sobre suas taxas de juros. Dados sobre banco, financeira, tipo de cartão e informações pessoais podem ser ocultadas.

A Proteste informa ainda que o contato do Whatsapp é exclusivo para o envio das imagens. As mensagens não serão respondidas, apenas as imagens serão coletadas. Para tirar dúvidas ou fazer comentários sobre a pesquisa, o participante pode acessar um dos canais de atendimento da instituição.

Você vai se interessar por:

Aprenda como fugir dos juros altos dos bancos

Dá para transferir dívidas bancárias para outro banco?

Teste: Você entende de serviços e produtos bancários?

Compre com tranquilidade

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, como avalia os juros bancários? Deixe um comentário.

quando vale a pena comprar título de capitalização
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet