Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Jovens endividados: atenção a conselhos de amigo sobre dinheiro

A- A+

Se até mesmo os adultos – muitas vezes, experientes – conseguem entrar em crises financeiras por pura falta de planejamento e organização, o que dizer então dos mais jovens? Nessas horas, ouvir aqueles conselhos de amigo (que muitas vezes desprezamos) pode ser a saída.

Mas como toda regra tem sua exceção, quando o assunto é recorrer a pessoas próximas, também é preciso ter cuidado: nem todo conselho se aplica – alguns parecem mais obra de um “amigo da onça”.

Jovem seguiu conselhos de amigo e caiu na balada

Gastar o que você não tem só para ir na balada com amigos não é a atitude correta. Foto: iStock, Getty Images

Os bons conselhos de amigo

Os três conselhos de amigo abaixo estão na lista daqueles que devem ser seguidos. São boas dicas para quem enfrenta dificuldades financeiras. Confira:

“Escute seus pais”

Ok, seus progenitores podem não ser especialistas em educação financeira, mas eles têm mais experiência que você. Se estão avisando que você não vai longe administrando seu dinheiro da forma como faz, é melhor escutar o que eles têm a dizer.

“Não gaste tudo com bobagens”

Ainda que você não precise ajudar a pagar as contas da casa, é importante que aprenda a gerenciar bem seu dinheiro. Reservar uma parte para formar uma poupança e investir faz parte desse aprendizado. Uma pequena parte, claro, pode ser gasta com algumas “besteirinhas”. Mas nada de exageros.

“Invista em estudos”

Mesmo que o seu salário não seja alto a ponto de pagar integralmente as mensalidades da faculdade, você pode guardar para, no futuro, arcar com uma pós-graduação ou um curso no exterior. Afinal, seus pais não vão sustentá-lo a vida toda, sobretudo depois de formado. Já parou para pensar nisso?

Conselhos que não deve escutar

Seus amigos nem sempre têm boas ideias quanto o assunto é dinheiro. Veja que tipo de conselho errado eles podem dar:

“Você merece”

Um pensamento comum dos jovens é que a vida deve ser vivida intensamente. Por isso, a necessidade de fazer tudo o que gostam de imediato os leva a contrair grandes dívidas. Tenha cuidado com o que compra e no que gasta. Estabeleça limites.

“Depois você vê como paga”

Gastar o que restou do seu salário em baladas, em uma viagem com amigos ou em outras atividades não essenciais pode trazer graves consequências. Faz parte do amadurecimento saber dizer “não”.

“Aproveite, é um momento único”

Ainda dentro do imediatismo experimentado por muitos jovens na atualidade, gastar tudo no show da sua banda preferida pode parecer comum. Mas não seria mais fácil passar um tempo guardando dinheiro e aproveitar o lazer sem entrar no vermelho?

Atitudes comuns dos jovens endividados

É verdade que o jovem ainda está em processo de aprendizado. E não há dúvida de que a falta de conhecimento em educação financeira é responsável por muitos dos atropelos cometidos por pessoas menos experientes.

São compras por impulso, desorganização financeira, mau uso de meios de pagamento e de serviços financeiros. Todas são atitudes que cobram o preço no bolso – e ele pode ser alto, deixando cicatrizes em longo prazo.

Se você se enquadra como um jovem endividado, para que possa gerenciar melhor seu dinheiro, algumas dicas clássicas sempre são válidas. Uma delas é começar a projetar o futuro. Ou seja, se sabe que vai faltar precisar do dinheiro para algo importante mais adiante, não gaste agora.

Outra regra básica é fazer um controle efetivo dos gastos, ou seja, anotar o que se gasta mensalmente e fazer uma projeção das contas a pagar. Isso evita que se gaste “pensando” que sobraria no final do mês.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

O que achou dos conselhos de amigo para o seu dinheiro? Comente!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado