Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Jato de tinta ou impressora a laser? Saiba o que avaliar na escolha

A- A+

Para quem pensa em comprar uma impressora, a dúvida mais comum é sobre qual modelo levar para casa. Na lista, as principais opções são a jato de tinta e a opção a laser. Mas se externamente elas são parecidas, é na hora de funcionar que as diferenças aparecem.

A dica do diretor comercial da Stelmach, Carlos Augusto Régio dos Santos, é analisar desde o início quais são as suas necessidades e, principalmente, o quanto está disposto a pagar.

O que muda entre jato de tinta e laser

Ao invés dos cartuchos de tinta, as impressoras a laser funcionam a partir de um toner, que guarda um pó composto por carbono e polímero, e utiliza um sistema de eletricidade estática. “A impressão é atraída para o papel através de cargas elétricas e ele é submetido a uma alta temperatura, onde a impressão é fundida”, explica Régio.

Nos modelos de jato de tinta, de outra maneira, o cartucho está presente e a impressão ocorre por gotejamento ou vapor, de acordo com o fabricante. Nesse processo, a tinta é absorvida pelo papel.

Antes de fechar uma compra, compare preços e modelos de impressora. Foto: Shutterstock

Antes da compra, compare preços e escolha impressora que mais atende sua necessidade. Foto: Shutterstock

Jato de tinta x laser: qual escolher?

Mas, afinal, qual delas escolher? Características não faltam para levar em conta na hora de decidir. De maneira geral, o diretor da Stelmach entende que os modelos a laser são indicados para quem precisa de velocidade, qualidade de impressão e utiliza o aparelho com frequência.

Já os aparelhos de jato costumam ser a melhor escolha para aqueles que fazem impressões coloridas, mas só usam a impressora de vez em quando – e para volumes pequenos.

Quando o assunto são os preços, a diferença também é grande. No Vivo Compras, ferramenta de comparação de valores, o modelo mais barato de jato de tinta pode ser encontrado por cerca de R$ 150, enquanto o custo sobe para quase R$ 400 entre as impressoras a laser. Na manutenção e suprimentos, a lógica de custos se inverte.

Na prática, isso significa que os aparelhos que funcionam com jato de tinta são mais indicados para o uso doméstico. A principal desvantagem vai ser o tempo de impressão, que é maior.

Você vai se interessar por:

Compare 3 modelos de impressora de fotos

Saiba como usar impressora de forma mais econômica

Aprenda como fazer economia ao imprimir seus documentos

Garanta a saúde das suas máquinas

Quanto mais você cuidar dos seus equipamentos, maior durabilidade eles terão e menos lixo eletrônico será produzido. Como Suporte à Informática da Vivo, você conta com um especialista técnico disponível por telefone e online, 24 horas, para auxiliar com dúvidas sobre programas e acessórios do computador, instalação de equipamentos, como impressoras, teclado e webcam, configuração de internet sem fio, configuração de e-mail melhoria da performance do PC, entre outras funções.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

E você? Vai de jato de tinta ou opta pelo modelo a laser? Deixe seu comentário!

Nova impressora 3D da HP
Seguiu dicas para comprar uma impressora
Uma das melhores multifuncionais para escritório
Opção para comprar HD externo de 2 TB
Mulher faz comparativo de impressoras
Mulher usa suporte para monitor de mesa