Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Janeiro é mês de aproveitar bons descontos em lojas

A- A+

Você passou o ano passado inteiro namorando produtos que se encaixam entre seus sonhos de consumo, monitorou preços, mas ainda não encontrou a oferta que fizesse você abrir a carteira – ou usar o cartão. Mas janeiro pode ser a oportunidade que tanto esperava, pois é um mês tradicionalmente conhecido pelos descontos em lojas.

Além da queima do estoque que sobrou do Natal, artigos que sairão de linha nos próximos meses podem contar com preços mais baratos. Isso sem falar nas tradicionais liquidações, que levam às lojas físicas e virtuais uma espécie de Black Friday fora de hora.

Se você quer ir às compras em janeiro e aproveitar bem os descontos em lojas, fique atento: com algumas dicas e controle dos gastos, você foge das ciladas, não prejudica suas finanças e ainda leva para casa aquilo que tanto queria.

Mulher aproveita os descontos em lojas

Consumidor atento e consciente aproveitar da melhor forma os descontos em lojas. Foto: Shutterstock

Como aproveitar os descontos em lojas

Confira cinco dicas essenciais para fazer com que os descontos em lojas sejam realmente vantajosos para você:

Pesquise

A primeira atitude a tomar sempre é pesquisar. Se você costuma acompanhar o preço dos produtos, sabe qual era o valor antes da promoção. Assim, vai saber se o desconto é real ou apenas uma jogada de marketing. Além disso, evita compras por impulso e pode se organizar melhor financeiramente.

Planeje

Essa dica é especialmente válida para artigos de material escolar. Há itens que você só terá a necessidade de compra após receber a lista do colégio, não havendo tempo hábil para muitas pesquisas. Mas com a maioria deles é possível se antecipar e adquirir em outros períodos, como lápis, cadernos, canetas e mochilas.

Monitore

Outra dica que vale sempre é a programação: tenha sempre em mente o que você quer e precisa e siga acompanhando a evolução dos preços. Assim, quando o produto que deseja entrar em promoção, vai saber identificar se está realmente valendo a pena.

Compare

No início do ano, vale a mesma dica do Black Friday: conheça os valores com antecedência para não acreditar no primeiro preço anunciado. Muitas vezes, ele é ilusório, subiu alguns dias antes para parecer que baixou. E não esqueça de comparar.

Evite

Alguns artigos você pode ter que evitar nessa época em razão da famosa lei da oferta e procura. Se está muito quente, todos estão procurando por um ar condicionado e o preço não deve estar favorável, mesmo se anunciado como em promoção. Procure comprar fora de época.

Conheça seus direitos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o cliente tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios. Se essas garantias forem violadas, pode e deve formular uma reclamação ou propor diretamente uma ação nos Juizados Especiais Cíveis.

Uma forma simples de saber se os produtos estão com preços realmente promocionais é fazer uma lista do que se pretende comprar e preparar um pesquisa de preços em pelo menos três estabelecimentos diferentes.

Você deve ter a atenção redobrada às promoções e descontos nessa época e em qualquer outra, conhecendo os seus direitos de consumidor. Se perceber que alguma de suas garantias está sendo violada, comunique o Procon ou o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

Você vai se interessar por:

Uma seleção de descontos em lojas

Você também pode encontrar os melhores descontos em lojas virtuais de forma fácil. É só conhecer o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você também tem uma boa dica para aproveitar os descontos em lojas? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
emprestimo urgente para negativado
como conseguir desconto na compra de livros
reembolso no cartão de credito
como entender a fatura do cartão de crédito