Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Já pensou em viver sem carro? Aplicativos tornam isso possível

A- A+

Automóveis respondem por quase metade das emissões de monóxido de carbono no país – mais precisamente, 47% delas. O dado, referente a 2012, é do Inventário Nacional de Emissões de Veículos, divulgado no ano passado. Além de ser indicativo sobre o impacto gerado pelos engarrafamentos, é também um alerta para a necessidade de viver sem carro.

Se você quer deixar seu veículo na garagem eventualmente e usar meios alternativos de transporte, que vão desde uma boa caminhada até o popular ônibus, pode contar com a ajuda da tecnologia. Afinal, aplicativos não faltam para ajudar você nessa missão.

Sem carro em São Paulo

Aplicativo facilita o deslocamento de bicicleta pela maior cidade do país. Foto: iStock, Getty Images

SP Sem Carro é a nova opção

Aplicativo Sem CarroNo fim de outubro, os moradores de São Paulo ganharam uma nova saída para as horas de trânsito enfrentadas no volante: o SP Sem Carro.

Criado para orientar o deslocamento pela cidade a partir de bicicleta, ônibus, metrô, táxi ou a pé, ele oferece também estimativa de tarifas.

O funcionamento é parecido com o do Google Maps: o aplicativo reconhece o seu local de origem e você digita para onde quer ir. Depois, confere as opções de roteiro disponível e o tempo que cada uma delas pode levar.

Atualmente, o SP Sem Carro está disponível para download apenas na Apple Store, em uma versão básica que permite aos usuários darem sugestões de melhorias para o funcionamento.

Mas a expectativa é que, em breve, seja lançada também a versão para aparelhos que usem o Android como sistema operacional.

Uma das vantagens é que, assim como o Waze (disponível em Android e iOS), que funciona para carros, o aplicativo informa as condições do trânsito em tempo real, o que facilita as escolhas de acordo com o horário e o dia.

Moovit é aplicativo sem carroVocê sem carro nas principais cidades

Enquanto o SP Sem Carro começa a sua trajetória no Brasil, outro aplicativo parecido já é opção em mais de 700 cidades, distribuídas em 58 países diferentes.

Também baseado em informações que são coletadas em tempo real, o Moovit permite que você circule por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza com economia de tempo e sem a dependência de um carro.

Uma de suas vantagens, além do número de locais atendidos, é a possibilidade de fazer o download para três sistemas operacionais (iOS, Android e Windows Phone), o que o torna mais abrangente.

Bolso pede alternativa

Quer mais um motivo para viver sem carro, ao menos por um tempo? É só colocar na ponta do lápis quanto custa manter um automóvel. A relação de despesas não é pequena e, recentemente, se tornou ainda mais pesada para o bolso com o reajuste no preço dos combustíveis.

Manutenção e impostos são outros gastos relacionados ao veículo que precisam ser considerados. Faça as contas: talvez seja válido experimentar alternativas boas para o meio ambiente e para a sua saúde financeira.

Você vai se interessar por:

Assistência para seu carro

Se você tem um carro, não importa a periodicidade de uso, é importante contar com uma segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para se locomover sem carro? Compartilhe!

feiras de trocas
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empresa de coleta de lixo