Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Irregularidades no CNPJ e CPF podem trazer prejuízos à empresa

A- A+

Gerir uma empresa exige atenção do empreendedor: além dos trâmites burocráticos, é preciso lidar com clientes, fornecedores, investidores e instituições bancárias. Nesse contexto, controlar a situação do CNPJ e CPF pode ser essencial para firmar contratos e garantir que as oportunidades sejam aproveitadas.

Inadimplência mancha CNPJ e CPF

Quem deixa de pagar uma dívida fica com o CPF cadastrado junto a instituições de proteção ao crédito, como Serasa e SPC — o popular nome sujo. Quem possui pendências fiscais, por deixar de entregar a declaração anual de Imposto de Renda ou de isento, por exemplo, fica irregular junto a instituições públicas, como a Receita Federal, o INSS ou outros órgãos. Para o CNPJ, a condição é semelhante, mas envolve a empresa e os contratos firmados por meio dela.

Pendências de impostos, empréstimos  ou pagamento de fornecedores podem trazer transtornos para o negócio. Em geral, esse tipo de  situação acontece quando são feitos investimentos sem um planejamento de longo prazo ou quando o empréstimo não passa por uma avaliação criteriosa.

cnpj-e-cpf

Evite dores de cabeça ao ter que regularizar seu CNPJ ou CPF. Foto: iStock, Getty Images

Em 2014, de acordo com um levantamento da Serasa Experian, a inadimplência das empresas cresceu pelo quarto ano consecutivo. Houve aumento de 5,8% em relação a 2013, quando a alta registrada foi de 2,5%. Entre as possíveis causas, estão a estagnação da economia e o aumento da taxa de juros.

CNPJ e CPF irregulares podem prejudicar a empresa

Manter o nome da sua empresa limpo no mercado é essencial para fechar negócios. Para conhecer sua reputação e descobrir se você honra com seus compromissos, clientes, fornecedores e parceiros podem consultar o CNPJ da empresa e até o CPF dos sócios.

O empréstimo para CNPJ ou CPF irregulares não é proibido pelo Banco Central: a decisão de análise do crédito cabe à instituição financeira. Caso o sócio tenha poderes administrativos, a restrição tende a ser mais comum. Uma alternativa comum é oferecer garantias, como um fiador, para garantir os recursos.

Vale lembrar, ainda, que, se você tem um CPF sujo, isso não significa que será impossível obter recursos por meio do CNPJ da sua empresa. As dívidas e pendências não são vinculadas, embora as instituições tendam a analisar a situação de ambos os cadastros.

Para a abertura de uma empresa, a Lei Complementar 123/2003 não estabelece qualquer impedimento relacionado a restrições cadastrais. Mesmo em caso de irregularidade fiscal dos sócios, a constituição ou alteração do estatuto social da empresa não pode ser recusada.

Como controlar a situação do CNPJ e CPF

Para manter a situação do CNPJ e CPF regularizada e livre de pendências, vale a pena monitorar com frequência o cadastro nas instituições de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, bem como emitir certidões negativas de débito junto a órgãos públicos. Mas esse controle não é suficiente para manter o nome limpo: é preciso atuar nas causas para evitar a inadimplência.

Para isso, a melhor recomendação é o controle absoluto sobre as finanças da empresa. Uma boa gestão dos recursos significa prever as receitas e as despesas, negociando com clientes e fornecedores de forma que o fluxo de caixa não seja afetado.

Instituições que atuam junto a pequenas empresas, como o Sebrae, por exemplo, recomendam a confecção de listas e organização de planilhas para calculando receita mensal e identificar custos fixos e variáveis relacionados à empresa. Outra dica é manter uma relação com a data de vencimento das contas e dos contratos, estabelecendo datas preferenciais para o pagamento das dívidas.

Pelo bem da empresa, se você está com o CNPJ ou CPF irregular, é importante fazer todo o esforço possível para eliminar dívidas e limpar o nome. Dirija-se à instituição com a qual tem pendências para quitar ou renegociar as dívidas. Com paciência, controle dos gastos e dedicação, é possível regularizar a situação.

Monitore o seu CPF

No que diz respeito a seu CPF, uma opção é monitorar consultas e movimentações envolvendo seu nome. A Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

– Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian

– Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian

– Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para ter CNPJ e CPF livres de restrição? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns