Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA: saiba como calcular e quando pagar

A- A+

Par quem tem um carro, os custos começam ainda antes de tirá-lo da garagem. Além do valor da compra, há o seguro, manutenção prévia e, é claro, o IPVA. A cada início de ano, ele é mais uma conta que deve ser planejada no orçamento.

Mas você sabe como é feito o cálculo do valor do IPVA e qual é a melhor forma de pagar? Essas são dúvidas frequentes e também informações importantes para quem é dono de um automóvel.

ipva

IPVA é um custo extra no orçamento do carro. Foto: iStock. Getty Images

Pagamento do IPVA

O IPVA é um imposto estadual, definido exclusivamente pelo governo de cada unidade da federação. Por isso, dois veículos idênticos, mas baseados em Estados diferentes terão, possivelmente, valores diferenciados.

Além disso, o vencimento do IPVA também é algo que vai mudar dependendo do local. Em São Paulo, por exemplo, o que vai determinar a data para o pagamento à vista com desconto máximo de 3% é o final da placa. Em 2015, donos de carros com placa terminada em 1 tiveram até o dia 9 de janeiro para optar pela cota única. Já os proprietários de veículos cuja placa termina em 0 tiveram alguns dias a mais: puderam quitar o tributo até o dia 22 para garantir o abatimento.

Para quem possui dinheiro disponível, o pagamento de todo o valor em uma única vez é a melhor opção, porque garante desconto e evita que o dinheiro seja comprometido com outros gastos. Uma dica é programar o orçamento para o ano seguinte e reservar o valor do IPVA, mesmo que isso exija alguns ajustes na renda.

Vale lembrar que o não pagamento do IPVA faz com que você não receba a documentação atualizada do veículo. E sem documento não é permitido trafegar nas ruas do país.

IPVA: como calcular o imposto

Para saber exatamente o que está sendo cobrado na conta do IPVA, é necessário consultar o governo do seu Estado e descobrir qual alíquota está sendo aplicada. Normalmente, essa taxação fica entre 2% e 4% do valor de venda do carro.

O valor de venda é baseado na tabela Fipe, documento formulado pelos pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que expressa os preços médios de veículos no mercado nacional. Ele serve como um parâmetro para negociações ou avaliações.

Conforme alerta a própria instituição, os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

É então através do preço de mercado e da alíquota cobrada pelo governo que se chega até o valor do IPVA. No entanto, ele pode sofrer descontos, como os oferecidos por alguns Estados pela antecipação ou para motoristas que não tiveram multas no ano anterior.

Assistência em emergências

Quer mais segurança para o seu carro? Conheça o Vivo Assistência Casa e Auto, que garante socorro mecânico para o seu automóvel e também chaveiro. O serviço também é válido para contar com um eletricista ou encanador para sua casa. Tudo isso disponível sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro