Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA RS: motoristas já podem consultar o calendário de 2016

A- A+

Na virada do ano, a rotina dos motoristas gaúchos em relação a seus tributos promete fortes mudanças. A partir de 2016, o sistema de pagamento do IPVA RS será bem diferente do que foi até o ano de 2015, tanto em valores quanto em prazos.

Uma das principais mudanças é o vencimento. O prazo, que antes se estendia durante todo o primeiro semestre do ano, agora será reduzido apenas até abril. Os vencimentos começam em 4 de janeiro e vão até 27 de abril, conforme a placa. O parcelamento poderá ser realizado no máximo em três vezes, de janeiro a março.

IPVA RS

Desconto para pagamento antecipado deve ficar maior para os gaúchos. Foto: Eduardo Seidl, Palácio Piratini

Valores do IPVA RS em 2016

A melhor notícia é que o percentual de desconto do pagamento antecipado – somente até 4 de janeiro – deve aumentar, embora o valor ainda não esteja definido. A estimativa é que o abatimento fique em mais de 30% – em função da isenção da Unidade Padrão Fiscal (UPF) gaúcha, que tem uma relação direta com a inflação anual, que chegou a 10%.

Além disso, há um abatimento para bons motoristas. Aqueles sem multas nos últimos três anos terão direito a 15%. Já os que não apresentam infrações nos últimos dois anos receberão 15% de desconto, e aqueles que não cometeram irregularidades no último ano recebem bônus de 5%.

A antecipação do pagamento dá direito a 3% de desconto. Participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha também saem ganhando. O desconto máximo é de 5%, válido para os que têm 100 ou mais notas ficais no último ano (isso significa o número de vezes que registraram seu CPF no programa).

Já os que contabilizaram entre 41 e 99 notas fiscais no mesmo período terão direto a 3% de desconto. Mesmo quem utilizou menos o programa de incentivo também terá um abatimento, de 1%, válido para os que contabilizam até 40 notas.

Você vai se interessar por:

Projeção de arrecadação no IPVA RS

A meta do governo gaúcho para 2015, com uma frota atual de 3.882.341 veículos, é arrecadar R$ 2,69 bilhões. Atualmente, 50% do volume arrecadado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é repassado aos municípios de forma automática.

Calendário de pagamento

Final da placa – vencimento:

  • 1: 4 de abril
  • 2: 6 de abril
  • 3: 8 de abril
  • 4: 11 de abril
  • 5: 13 de abril
  • 6: 15 de abril
  • 7: 18 de abril
  • 8: 20 de abril
  • 9: 25 de abril
  • 0: 27 de abril

A quitação antecipada poderá ser realizada a partir de 16 de dezembro, nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Itaú e Banco do Brasil. É importante observar que somente o valor referente ao IPVA pode ser parcelado. O seguro DPVAT só é possível pagar em cota única ou no vencimento.

 

O que achou das novas regras do IPVA RS? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote