Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA PB 2016: conheça prazos e regras do imposto veicular

A- A+

Se você é proprietário de um veículo na Paraíba, está na hora de se programar para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2016. O calendário do IPVA PB foi liberado pelo governo estadual e quem se antecipar leva vantagem.

IPVA PB tem regras conhecidas

Pagamento do imposto na Paraíba pode ser feito em cota única ou parcelado. Foto: Divulgação, SER-PB

IPVA PB: antecipação garante desconto

Quem fizer o pagamento do IPVA 2016 em cota única na Paraíba vai garantir 10% de desconto. A data limite para quitar o tributo com esse benefício é 29 de janeiro.

As regras do IPVA PB foram publicadas em dezembro, no Diário Oficial do Estado. O calendário foi definido pela Secretaria de Estado da Receita e inicia com os proprietários das placas de veículos terminadas em 1 e 2.

Quem optar por parcelar pode dividir em três vezes, mas o valor mínimo da prestação não pode ser inferior a duas unidades fiscais de referência do Estado da Paraíba (UFR-PB), hoje em R$ 42,65.

O escalonamento de pagamento do IPVA segue de janeiro a agosto de 2016, conforme o final da placa. O calendário do IPVA PB 2016 (veja abaixo) possui três meses – janeiro, abril e julho – de datas limites de pagamento do tributo antecipadas. Segundo a Receita Estadual, as novas datas e limites foram informadas para facilitar a vida do contribuinte.

Para evitar juros e garantir o desconto de 10% na cota única, o contribuinte deve quitar o valor até o último dia útil de cada mês. Do contrário, além de perder o abatimento, há um acréscimo de taxa Selic de 1% sobre o valor do IPVA mais 0,33% de juros de mora ao dia, com limite de até 20%.

Quem é isento

De acordo com informações do Detran-PB, a frota da Paraíba já é superior a um milhão de veículos. Mas aqueles fabricados antes do ano de 2000 estão isentos de pagamento do IPVA em 2016. A lei vale para carros, motos e todo veículo com 16 anos completos.

Se você se enquadra nesse perfil, fique atento: as demais taxas não são isentas, como seguro obrigatório DPVAT, licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.

Você vai se interessar por:

Calendário IPVA PB 2016

Confira na tabela abaixo em qual data limite de pagamento seu veículo se enquadra e avalie a melhor forma de pagamento. Lembre-se que, segundo especialistas, a quitação antecipada e com desconto é quase sempre vantajosa, exceto se o valor aplicado no IPVA prejudicar outro compromisso financeiro mais para a frente.

Final de Placa 1ª parcela ou cota única com 10% 2ª parcela 3ª parcela ou cota única sem desconto
1 e 2 29 de janeiro 29 de fevereiro 31 de março
3 e 4 29 de fevereiro 31 de março 29 de abril
5 31  de março 29 de abril 31 de maio
6 29 de abril 31 de maio 30 de junho
7 31 de maio 30 de junho 29 de julho
8 30 de junho 29 de julho 31 de agosto
9 29 de julho 31 de agosto 30 de setembro
0 31 de agosto 30 de setembro 31 de outubro

 

E você, como pretende quitar o IPVA PB 2016? Deixe seu comentário.

como parcelar dívida ativa do IPVA
melhor lugar para trabalhar
composição da carga tributária
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar