Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA MT 2016 terá valor menor do que no ano passado

A- A+

Preparado para mais uma mordidinha dos impostos? O IPVA MT está chegando, mas tem uma boa notícia aos matogrossenses: em média, o valor do tributo será 3,3% menor que o pago em 2015. Saiba mais sobre o calendário deste ano e prepare-se para quitar mais essa obrigação.

IPVA MT terá o preço menor que ano passado. Moradores devem ficar atentos as regras de pagamento.

Pagamento do IPVA no Mato Grosso começa em janeiro e segue até junho. Foto: Divulgação, Sefaz-MT

Regras do IPVA MT em 2016

A tabela com os valores médios de mercado que servem como base para o cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o calendário de pagamento do tributo de 2016 foram liberados pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado.

A redução no custo do tributo se deve ao fato de o cálculo do IPVA ser realizado a partir de pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que apontou queda média de 3,5% para automóveis, 3,3% para caminhões, 3,4% para camionetas e utilitários, 3,4% para motos e similares e 3,1% para ônibus e micro-ônibus.

A quitação do IPVA pode ser feita em cota única com desconto de 5%. Basta pagar até o dia 10 do mês de vencimento, que varia conforme a placa do veículo. Pagando do dia 11 ao dia 20, o abatimento é de 3% e, de 21 ao último dia útil do mês, o pagamento é integral e sem desconto. Depois desta data, o imposto sofre acréscimo de juros e multas.

Confira os prazos de pagamento, conforme o final da placa:

  • Final 1: janeiro
  • Finais 2 e 3: fevereiro
  • Finais 4 e 5: março
  • Finais 6 e 7: abril
  • Finais 8 e 9: maio
  • Final 0: junho.

Outra forma de pagamento é dividir o tributo em até três vezes mensais, iguais e sucessivas. É possível emitir a guia de recolhimento também no portal da Sefaz, acessando o banner lateral IPVA.

Para fazer o pagamento, basta apresentar o documento de arrecadação no Banco do Brasil e correspondente bancário, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco e correspondente bancário, Primacredi, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Unibanco. O licenciamento de veículo com IPVA atrasado não pode ser emitido.

Você vai se interessar por:

Saiba mais sobre o IPVA MT

No Mato Grosso, o IPVA é o tributo com a segunda maior arrecadação, perdendo apenas para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Entre janeiro e dezembro de 2015 foram arrecadados aproximadamente R$ 534,2 milhões, ainda não fechados. Para 2016, a estimativa de arrecadação é de R$ 586,8 milhões.

De acordo com a Sefaz, a arrecadação do IPVA é dividida em 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo estiver licenciado. Os recursos são direcionados conforme as prioridades estabelecidas nos orçamentos estadual e municipais.

Veículos novos que tenham sido adquiridos em concessionárias do Estado por cidadãos domiciliados em Mato Grosso seguem com o benefício da isenção do IPVA no exercício em que o bem tiver sido adquirido. Mas é preciso que o registro siga no Estado nos dois anos seguintes ao da compra.

 

Já sabe como vai pagar o IPVA MT neste ano? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças