Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA Mato Grosso do Sul: como será o pagamento em 2016

A- A+

O governo sul-matogrossense publicou em 17 de novembro, no Diário Oficial, como será o pagamento do IPVA Mato Grosso do Sul para o ano de 2016. Se você é proprietário de um veículo automotor com menos de 20 anos de fabricação, vale ficar atento ao calendário e às regras.

O decreto nº 14.310 foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja Silva e traz as regulamentações e valores para o pagamento, válido para todos os veículos a partir de 1996.

ipva mato grosso do sul

Contribuinte tem até o dia 30 de janeiro para realizar pagamento do IPVA em cota única. Foto: Detran/MS

IPVA Mato Grosso do Sul em 2016

De acordo com informações do governo do estado do Mato Grosso do Sul, para 2016, a redução sobre o valor da alíquota será menor em relação aos anos anteriores.

Para carros de passeio, caminhonetes e utilitários, a alíquota do IPVA será de 3,5%. Já para motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, o índice é de 2%. O mesmo valor é válido para caminhões, ônibus e transportes coletivos. Por fim, fica em 4,5% para veículos com capacidade de até oito passageiros e movidos a óleo diesel.

O pagamento em parcela única prevê desconto de 15% no valor total. A data limite para aderir a essa modalidade ou para quitar a primeira parcela do tributo é 30 de janeiro de 2016.

Se você pretende optar pelo pagamento parcelado, confira na tabela abaixo a data de vencimento das demais prestações. Planeje-se para não atrasar a quitação do imposto.

Segunda parcela 29 de fevereiro de 2016
Terceira parcela 31 de março de 2016
Quarta parcela 29 de abril de 2016
Quinta parcela 31 de maio de 2016

Ainda segundo as regras publicadas no Diário Oficial do Estado, as parcelas não podem ser inferiores a R$ 30, no caso de veículos de duas rodas, e a R$ 55 para os demais veículos.

Como pagar o IPVA Mato Grosso do Sul 2016

Para pagar o IPVA Mato Grosso do Sul 2016, existem três opções para o contribuinte. A primeira são as instituições financeiras autorizadas a receber tributos de competência do Estado.

A segunda alternativa é a repartição fiscal do município onde o imposto é devido. Por fim, pode ser feito por meio de documento de arrecadação estadual ou Guia Única de Arrecadação do Detran-MS.

O primeiro passo é realizar a consulta na internet através do site do Detran, tendo em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam e o número da placa do veículo. Assim, terá acesso aos valores e a outros dados importantes relativos a cobrança.

Você vai se interessar por:

Assistência para seu veículo

Se você tem um carro, sempre é bom proteger seu patrimônio. Assistências oferecem serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção.

Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta socorro mecânico e reboque para seu carro

E você, como pretende pagar o IPVA Mato Grosso do Sul 2016? Deixe seu comentário.

como economizar na limpeza
como parcelar dívida ativa do IPVA
composição da carga tributária
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Avaliando se vale a pena aderir ao Simples Nacional