Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPVA ES: Conheça valores e datas para quitar o imposto

A- A+

A tabela com os valores de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2016 já foi publicada na Imprensa Oficial do Espírito Santo, pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Abaixo confira mais informações sobre o IPVA ES e quanto você terá que pagar.

Considerando a variação dos preços de mercado dos veículos entre 2014 e 2015, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado, a variação média dos preços de referência do IPVA foi de -2,8%, em comparação com o ano de 2014.

Motorista do estado de Espírito Santo devem ficar atento ao IPVA ES.

Alíquota é de 2% sobre o valor do veículo para carros de passeio. Foto: Romero Mendonça, Secom-ES

IPVA ES entre os menores do país

A alíquota para carros de passeio é de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, veículos de carga, caminhões e ônibus, é de 1%.

A frota tributável do Espírito Santo é constituída de 1,9 milhão de veículos. Segundo o gerente de arrecadação da Sefaz, Sergio Pereira Ricardo, os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o país.

A apuração do IPVA tem por base o valor do veículo, segundo o ano de sua fabricação, considerando-se a respectiva alíquota prevista na Lei nº 6.999.

É importante que os contribuintes mantenham atualizado o endereço para recebimento de correspondências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já que o boleto do IPVA será enviado para o destino que consta no cadastro do órgão. O pagamento pode ser feito nas agências do Banestes (Banesfácil), Banco do Brasil (Banco Postal), Bradesco, Bancoob/Sicoob, Itaú, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

Em caso de perda ou não recebimento do documento, o contribuinte deve retirar a segunda via no site do Detran, nas agências da Receita Estadual ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

A lista completa dos automóveis que devem pagar o IPVA ES no estado está disponível no Diário Oficial do Estado. Confira no site da Sefaz a tabela completa de vencimento do imposto para automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e para caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Relembre: em 2015, estado não aumentou impostos

No ano de 2015, o governo do Espírito Santo foi na contramão de outros estados da federação. Enquanto São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul optaram por subir as tarifas, no estado a política adotada foi de manutenção dos valores.

Na ocasião, outras medidas foram adotadas pelo governo para dar continuidade à política de austeridade.O objetivo foi receber de outros devedores, através de ampliação de prazos, como foi o caso do Programa de Refinanciamento de Dívidas, o Refis. Impostos de bebidas alcoólicas, cosméticos e carros de luxo também sofreram aumentos na oportunidade.

Você vai se interessar por:

Assistência para o seu carro

O que acha de garantir a melhor assistência para o seu veículo? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, é possível contar com ajuda nos momentos que mais precisa, como quando a bateria morre ou um pneu fura.

Além disso, você recebe o socorro mecânico para seu automóvel, conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa,e chaveiro para os dois, sempre que precisar. Tudo por apenas R$ 5,99/mês. Envie um SMS com a palavra CASA para 2929 e assine.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

E aí, gostou de saber mais sobre IPVA ES? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro