Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPTU São Paulo tem reajuste menor que a inflação em 2016

A- A+

O ano começou e os impostos estão chegando. Se você vive na capital paulista, prepare-se: a partir da segunda quinzena de janeiro já deve receber os novos boletos do IPTU São Paulo 2016. A boa notícia é que a atualização ficou menor que a inflação, em 9,5%, e quem pagar em cota única ainda garante mais um desconto.

Aumento e desconto no IPTU São Paulo

Quem pagar o IPTU São Paulo em parcela única terá um abatimento de 5% no total do tributo. Também a correção do imposto, menor que a inflação de 10,72% prevista para 2015, representa certo alívio para o bolso. Até o fim da primeira quinzena de fevereiro, todas as faturas do exercício de 2016 do imposto já devem estar com os proprietários.

Como nos anos anteriores, foram atualizados os valores unitários do metro quadrado de construções e de terrenos de acordo com a Planta Genérica de Valores (PGV) para o exercício de 2016, conforme a previsão da lei municipal 15.889/2013.

Dessa forma, embora o valor tenha ficado abaixo da inflação, ao prever a revisão anual, a legislação visa proteger o município de perdas de receita causadas pelo processo inflacionário, além de garantir o cumprimento de metas fiscais.

IPTU São Paulo terá reajuste menor que a inflação.

Carnês de cobrança do IPTU começam a ser enviados aos paulistanos ainda em janeiro. Foto: Shutterstock

Como pagar o IPTU São Paulo

O pagamento do imposto pode ser parcelado em até 10 vezes ou é possível fazer a quitação à vista, em cota única, com o desconto de 5% até o vencimento normal da primeira parcela. Já as notificações ainda serão publicadas em edital no Diário Oficial da Cidade nos próximos dias.

As datas de vencimento variam de imóvel para imóvel e conforme a atualização cadastral (lei 14.089, de 2005) feita pelos próprios contribuintes, que puderam optar por uma data. Eles terão o vencimento ocorrendo no dia por eles definido.

Aqueles que não fizeram a opção vão ter seu carnê do IPTU São Paulo vencendo nos dias 9 ou 14. Já dia 20 se será de vencimento para aqueles contribuintes que tiverem optado pela notificação por administradoras de imóveis. Neste caso, a primeira parcela vence no mês de março.

Caso, por algum motivo, sua fatura não chegue ou seja extraviada, não se preocupe. É possível emitir uma nova guia de pagamento. A 2ª via do boleto poderá ser impressa no site da prefeitura já pelo site a partir de 19 de janeiro.

IPTU é imposto municipal

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Ele está previsto no Código Tributário Nacional como um imposto municipal que tem entre seus objetivos melhoramentos urbanos de itens como meio-fio ou calçamento, sistemas de esgoto, abastecimento de água, iluminação pública, postos de saúde e escolas primárias.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

O que achou dos prazos do IPTU São Paulo neste ano? Comente!

preço de imoveis começa a cair
como parcelar dívida ativa do IPVA
investir em imóveis
direitos do inquilino
composição da carga tributária
preços dos imóveis mais caros de SP