Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPTU Maceió: reajustes, pagamentos, descontos e segunda via

A- A+

O ano tributário já começou na capital do Alagoas. Você já se organizou para começar o IPTU Maceió? Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano deverão ser entregues pela Prefeitura Municipal durante o mês de fevereiro, mas as informações e o cálculo de valores já podem ser consultados na página da Secretaria de Finanças.

Moradores devem ficar atentos aos prazos de pagamento do IPTU Maceió se quiserem desfrutar do desconto.

IPTU em Maceió terá desconto de 10% para a cota única antecipada. Foto: iStock, Getty Images

As alíquotas do IPTU Maceió

Se você é um contribuinte do IPTU de Maceió e ainda não consultou o valor do imposto, não se assuste se perceber um aumento. A Secretaria Municipal de Finanças anunciou que o valor dos carnês deve subir em 9,93% em 2016. A elevação acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação e é usado como base em todos os municípios do país.

Mas as alíquotas permanecem as mesmas. O Código Tributário de Maceió define apenas duas tarifas de cálculo, diferenciando-as com base no tipo de bem imóvel. Os prediais e os territoriais se distinguem por suas áreas construídas e estado de conservação. Confira quais são as alíquotas e quais os imóveis que se enquadram em cada uma delas:

Imóvel Territorial

– Alíquota: 2% do valor venal do imóvel

É considerado como imóvel territorial aquele que não tem edificação ou que tenha construção paralisada ou em andamento. Também são territoriais aqueles que têm edificação interditada, condenada, em ruína ou em demolição e aqueles cuja construção seja temporária ou provisória e possa ser removida sem destruição ou modificação.

Imóvel Predial

– Alíquota: 1% do valor venal do imóvel.

O imóvel predial é aquele que possui uma edificação. Independentemente da forma ou do destino que será dado a essa construção e da atividade que seja exercida nele, habitacional ou não, o espaço deve possuir áreas construídas e em situações que não se enquadrar nas condições de territorial.

Você vai se interessar por:

IPTU Maceió: como pagar

Os contribuintes podem escolher por quitar o imposto em cota única ou dividi-lo em 10 parcelas. Aqueles que pagarem tudo de uma vez, até o dia 20 de março, receberão um desconto de 10% no valor total. Se optar por pagar em cota única em modo de débito em conta, o abatimento é de 12%.

Para quem decidir pelo pagamento parcelado e sem desconto, é importante conferir as datas de vencimento:

Parcela Data
30/03
30/04
30/05
30/06
30/07
30/08
30/09
30/10
30/11
10ª 30/12

A Administração Municipal cobra juros de mora para os contribuintes que não pagam o IPTU de Maceió na data correta. Para não acabar gastando mais do que o necessário e descuidando do orçamento, é importante estar atento às datas. O valor da parcela é acrescido de 0,33% por dia após o vencimento da parcela até o pagamento e de juros equivalentes à Taxa Selic.

A distribuição dos carnês começa na segunda quinzena de fevereiro. O não recebimento do boleto não isenta o contribuinte de pagar o imposto. Se ele não for entregue ou for extraviado, procure o site da Prefeitura e insira o número de inscrição do imóvel para ter acesso à segunda via. O IPTU Maceió poderá ser pago apenas nas agências do Banco do Brasil e estabelecimentos credenciados.

 

Gostou das dicas para pagar o IPTU Maceió? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica